Brasil

Unesp cria pós em ciências ambientais em Sorocaba

Cursos de mestrado e doutorado terão foco no desenvolvimento sustentável

“São assuntos que fundamentam as premissas do desenvolvimento sustentável”, explicou o coordenador do programa (Wikimedia Commons)

“São assuntos que fundamentam as premissas do desenvolvimento sustentável”, explicou o coordenador do programa (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2012 às 09h01.

São Paulo - A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) aprovou a criação de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais stricto sensu pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Sorocaba.

De acordo com a universidade, o curso deve contribuir para a formação qualificada de recursos humanos e para o desenvolvimento científico-tecnológico de uma área em consolidação no Brasil.

O pesquisador e o profissional formados pelo programa reunirão conhecimentos técnicos e científicos para atuar em atividades vinculadas ao diagnóstico, tratamento e recuperação ambiental.

Os futuros mestres e doutores poderão trabalhar no ensino e na pesquisa em instituições de ensino superior ou, ainda, em organizações públicas e privadas, propondo e implantando projetos ambientais.

O programa contará com 15 disciplinas: Análise química aplicada a amostras e processos ambientais; Climatologia, hidrologia e estatística aplicada; Ecotoxicologia aquática; Física Ambiental; Gestão ambiental; Gestão de recursos hídricos; Limnologia e ecossistemas aquáticos; Lógica Fuzzy; Manejo e gestão de bacias hidrográficas; Métodos e técnicas de análise espacial de dados ambientais; Modelagem matemática; Processamento de imagens aplicado ao sensoriamento remoto; Recuperação de áreas degradadas; Tópicos especiais em ciências ambientais; e Tratamento de efluentes líquidos.

“São assuntos que fundamentam as premissas do desenvolvimento sustentável e permitem o estabelecimento de níveis desejáveis de qualidade de vida à população”, explicou André Henrique Rosa, coordenador do programa e professor da Unesp em Sorocaba.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino superiorFaculdades e universidadesMeio ambiente

Mais de Brasil

Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo, que enfrentam desafios na educação após os 14 anos

PCDs acima de 15 anos têm taxa de analfabetismo quatro vezes maior que da população sem deficiência

Lula será o primeiro brasileiro desde Pedro II a ser homenageado na Academia Francesa em Paris

Trama golpista: comandante da Marinha, Mourão e Aldo Rebelo são ouvidos nesta sexta no STF