Brasil

Um terço dos turistas estrangeiros se surpreendem com o Brasil

Pesquisa mostrou que 96% dos viajantes querem voltar ao país; estrangeiros elogiam segurança, mas reclamam de preço e falta de sinalização

Rio de Janeiro é a cidade mais visitada por quem procura lazer no país (Oscar Cabral/Veja)

Rio de Janeiro é a cidade mais visitada por quem procura lazer no país (Oscar Cabral/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 18h20.

Brasília - Viajar para o Brasil supera a expectativa de um em cada três turistas estrangeiros. Foi o que mostrou a pesquisa Estudo da Demanda Internacional no Brasil encomendada pelo Ministério do Turismo. Dos 39 mil entrevistados em 26 estados e no Distrito federal, 96% manifestaram o desejo de voltar ao Brasil.

Serviços turísticos como hospitalidade (97,8%), segurança pública (82,5%) e transporte urbano (81,5%) são os mais bem avaliados pelos turistas, enquanto as piores avaliações foram para preços (60%), telefonia e internet (73,8%) e sinalização turística (76,6%).

A maioria dos visitantes estrangeiros, cerca de 46%, são sul-americanos, 31% são europeus e 15% vêm da América do Norte. Segundo o estudo, só a Argentina e os Estados Unidos são responsáveis por quase metade dos visitantes estrangeiros, sendo a Argentina o país que mais tem enviado turistas no Brasil.

Os principais motivos que trazem os turistas estrangeiros ao país são o lazer (46,1%), seguido de visitas a amigos e parentes (27%) e negócios e eventos (23,3%). As escolhas dos locais mais visitados estão relacionadas aos motivos das viagens, como é o caso do Rio de Janeiro que está em primeiro lugar quando se trata de lazer, seguido de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e da Bahia.

A pesquisa que é feita anualmente desde 2004, e apresentou, em 2010, um percentual de 31,5% de superação em satisfação de viagens feitas por estrangeiros ao país, representando um crescimento nesse índice quando comparado ao ano de 2009 que teve 26,6% de nível de satisfação.

Para o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, o resultado do estudo é positivo e apresenta um crescimento do setor no país. “A pesquisa mostra um avanço para o turismo internacional e isso é fundamental para que continuemos melhorando as condições do turismo no país, essa avaliação contribui para a entrada de novos turistas".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaTurismoDados de Brasil

Mais de Brasil

EUA restringem circulação de Padilha em Nova York a 5 quarteirões de hotel e reuniões na ONU

STF dá prazo para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem

STF tem maioria para aumentar requisitos de cobertura fora do rol da ANS por planos de saúde

Governo dos EUA libera visto de ministro da Saúde para acompanhar Lula na ONU