Brasil

Um terço dos homens admite ter dirigido sob efeito do álcool

Infração de trânsito é bem menos frequente entre mulheres, mas uma em cada quatro foi passageira em veículo em que o motorista estava alcoolizado


	Garrafas de bebidas num bar: levantamento apontou que os jovens começam a beber pouco antes dos 15 anos de idade, ou seja, três anos antes da idade permitida para o consumo de álcool
 (Peter MacDiarmid / Getty)

Garrafas de bebidas num bar: levantamento apontou que os jovens começam a beber pouco antes dos 15 anos de idade, ou seja, três anos antes da idade permitida para o consumo de álcool (Peter MacDiarmid / Getty)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 17h02.

São Paulo - Três em cada dez homens brasileiros dirigiram alcoolizados pelo menos uma vez, de acordo com o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, divulgado hoje (26) pela Universidade Federal de São Paulo. A infração de trânsito é bem menos frequente entre mulheres (4% do total). No entanto, uma em cada quatro mulheres foi passageira em veículo em que o motorista estava alcoolizado.

O levantamento analisou o comportamento de 1.742 homens e mulheres com idade entre 14 e 25 anos e apontou também que os jovens começam a beber pouco antes dos 15 anos de idade, ou seja, três anos antes da idade permitida para o consumo de bebida alcoólica. O consumo é alto entre os menores de idade: um em cada quatro menores de 18 anos declarou consumir álcool. Considerando todos os entrevistados, metade declarou consumir álcool, e um terço disse beber semanalmente.

Os jovens começam a fumar na mesma idade em que começam a beber, por volta dos 15 anos. O consumo de cigarro vem caindo nas últimas décadas, por causa das campanhas públicas. Mas a pesquisa considera preocupante o fato de que quase 5% dos menores de idade e 18% dos homens entre 18 e 25 anos ainda fumem.

A maconha é a droga ilícita mais usada no Brasil. O levantamento informa que 4,8% dos jovens fez uso da substância em 2011 - a pesquisa, feita em 2012, considera o ano anterior como base.

O consumo de cocaína por jovens brasileiros é dos mais altos do mundo. O levantamento demonstrou que 3,4% dos entrevistados fizeram uso de cocaína no ano anterior à pesquisa e que o consumo é alto entre as mulheres. Elas preferem a cocaína à maconha: cerca de 2% das mulheres usaram cocaína em 2011, enquanto 1,4% afirmou ter fumado maconha.

Acompanhe tudo sobre:Trânsitomobilidade-urbanabebidas-alcoolicasHomens

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'