Brasil

Um em cada quatro brasileiros já fez trabalho voluntário, diz pesquisa

Estudo do Ibope para a Rede Brasil Voluntário traça o perfil das pessoas que se dedicam ao voluntariado no país. A maioria é mulher, casada e pertence à classe C

A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, 51% em tempo integral e 16% em meio período (Valter Campanato/Agência Brasil)

A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, 51% em tempo integral e 16% em meio período (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 09h25.

Rio de Janeiro - Um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos já realizou algum trabalho voluntário, segundo informações da pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada pelo Ibope Inteligência. O valor corresponde a cerca de 35 milhões de pessoas e, destes, 11% exercem alguma atividade voluntária no momento, contra 14% que não atuam no voluntariado.

A pesquisa foi realizada em dois momentos. A primeira fase, em junho de 2011, entrevistou duas mil pessoas para conhecer a participação da população em ações voluntárias e contribuir nos critérios de seleção dos respondentes da etapa seguinte.

Em novembro, apenas brasileiros que atualmente realizam alguma ação – um total de 1.550 pessoas – participaram, com o objetivo de conhecer o perfil do voluntariado brasileiro.

Deles, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos, sendo 47% casados e 42% solteiros. Ainda segundo o levantamento, a maioria dos voluntários (62%) tem filhos. A classe C corresponde a 43%, seguida pela A (40%) e DE (17%). Dentre os voluntários, 38% têm Ensino Médio completo ou superior incompleto e outros 20% já se graduaram na universidade.

A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, 51% em tempo integral e 16% em meio período. Em média, o tempo em que exercem o serviço é de cinco anos: os mais jovens, de 16 a 29 anos, são voluntários há menos tempo (3,2 anos), enquanto os de 30 a 49 anos se dedicam à função por um período médio de 5,4 anos.

Para 67%, o que motiva é “ser solidário e ajudar os outros”. Outros 32% dizem querer “fazer a diferença e melhorar o mundo”, empatados com 32% que seguem motivações religiosas. Dos entrevistados, 87% declararam que estão totalmente motivados em continuar a exercer o trabalho voluntário.

O estudo indica que os voluntários estão conectados. A maioria (87%) tem celular, 64%, computador, 62% usam a internet e 53% acessam redes sociais. Há ainda uma pequena parcela (2%) que realiza o serviço voluntário à distância.

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoONGs

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP