Brasil

Um dia de cão (e gato) no 1º hospital público para animais do país

Pioneiro no atendimento gratuito e especializado de cães e gatos, hospital em São Paulo não consegue suprir toda a demanda de donos preocupados com seus pets. Veja as imagens

Dono carrega cachorro na entrada de hospital veterinário (Marina Pinhoni/EXAME.com)

Dono carrega cachorro na entrada de hospital veterinário (Marina Pinhoni/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2013 às 07h36.

São Paulo – Com pouco mais de um ano de funcionamento, o primeiro hospital veterinário público do país, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo, já atendeu mais de 12 mil animais. Apesar de impressionante, o número não é suficiente para suprir toda a demanda da capital paulista, fazendo com que filas se formem desde a madrugada.

O hospital oferece serviço especializado para os animais de pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar por tratamentos que podem passar dos R$ 4 mil em clínicas particulares. Ele é administrado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários (Anclipeva), que recebe uma verba mensal de R$ 600 mil da prefeitura para a manutenção do local.

“Somos pioneiros nesse tipo de serviço completo e gratuito, que vai dos exames laboratoriais às cirurgias mais complexas”, afirma o veterinário Daniel Jarrouge, um dos diretores do hospital. “Mas há sempre muito mais animais do que a gente consegue atender”.

Devido ao sucesso do modelo, a capital pode ganhar um segundo hospital ainda este ano, que será construído na Zona Norte. A autorização foi assinada em junho pelo prefeito Fernando Haddad, mas o projeto ainda não saiu do papel.

Acompanhe nas imagens a seguir a visita de EXAME.com ao hospital, realizada na última sexta-feira (13).

Acompanhe tudo sobre:Animaiscidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalSaúde no BrasilGatosHospitais públicos

Mais de Brasil

Formação de ciclone na Argentina provoca alertas de chuvas em estados de três regiões do Brasil

Disputa de 2026 será por 10% do eleitorado desinteressado que busca pelo novo, diz CEO da AtlasIntel

Crise das bebidas com metanol: Procon fiscaliza mais de de mil bares de SP em uma noite

Lula viaja para Roma neste sábado e se encontrará com papa Leão XIV