Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis (Paulo Whitaker/Reuters)
Da Redação
Publicado em 5 de novembro de 2014 às 09h21.
São Paulo - Após o nível de água se manter estável pela primeira vez após 38 quedas consecutivas, o Sistema Cantareira voltou a cair nesta quarta-feira, 5.
De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Cantareira perdeu 0.1 ponto porcentual do volume de água, que caiu e 11,9% para 11,8%.
Ainda segundo levantamento da Sabesp, choveu menos sobre a região em relação aos dados de terça-feira. Nesta quarta, a Companhia registrou 3,6 milímetros, ante 15,7 milímetros do dia anterior.
No volume acumulado do mês, o sistema registra 43,2 milímetros - o que já supera a soma total do mês de outubro, que teve 42,5 milímetros.
Antes de a segunda cota do volume morto entrar no cálculo da Sabesp, no dia 24 de outubro, o nível do Cantareira estava em apenas 3%, o mais baixo já registrado.
Após o acréscimo de 105 bilhões de litros da reserva técnica, o volume útil de água subiu para 13,6%.
Com exceção dos acréscimos das reservas técnicas, o último aumento no manancial aconteceu no dia 16 de abril, há 203 dias, quando o nível do reservatório subiu de 12% para 12,3%.