Brasil

Última semana do mês será marcada por mais chuva em boa parte do país; veja a previsão

Na contramão de outras regiões, Nordeste deve ter tempo quente e seco no decorrer dos próximos dias

Clima: O calor, porém, deve ser acompanhado de pancadas de chuva passageiras (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Clima: O calor, porém, deve ser acompanhado de pancadas de chuva passageiras (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de novembro de 2023 às 07h38.

Após a chuva que acometeu boa parte do Brasil recentemente, a última semana do mês de novembro será mais uma vez marcada por precipitações em quase todo o país. A região Nordeste é a única que destoa desse padrão, com tempo predominantemente quente e seco ao longo dos próximos dias. O calor, porém, deve ser acompanhado de pancadas de chuva passageiras. Confira a previsão completa abaixo.

Como fica o tempo no Sudeste?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuvas intensas para o Sudeste. Os níveis de precipitação devem ultrapassar os 90 mm, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo, a reta final da primavera será marcada por um tempo típico de verão, com períodos de sol acompanhados por nebulosidade e pancadas mais fortes ao final dos dias.

Como fica o tempo no Centro-Oeste?

O Centro-Oeste seguirá a mesma linha do Sudeste, com trégua na onda de calor e chuvas intensas que também devem ultrapassar os 90 mm. Os destaques ficam com Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Qual é a previsão para o Norte do país?

Nos estados do Norte, a semana começa com instabilidades, o que vai gerar mais chuva, segundo o Climatempo. No Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, os níveis de precipitação devem ser ainda mais intensos. A previsão é de fortes pancadas, acompanhadas por raios e trovoadas, em toda a região. Apesar disso, o tempo ruim será intercalado com sol.

Como fica a previsão do tempo no Nordeste?

Diferentemente do que vai acontecer em outras áreas do Brasil, os nordestinos não terão folga do calor e dos dias quentes secos na faixa norte e leste. Apesar disso, o Inmet alerta para pancadas de chuvas passageiras nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo ainda áreas do Matopiba.

Como fica a previsão do tempo no Sul?

Por fim, o Sul do país também terá dias chuvosos. As precipitações devem ser intensas e maiores que 90 mm em partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, o Inmet não descarta pancadas de chuva, que podem passar de 50 mm. De acordo com a MetSul Meteorologia, o maior volume de chuva deve acontecer entre segunda e quarta-feira

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClima

Mais de Brasil

Pé-de-Meia: governo começa a pagar quinta parcela do programa nesta segunda

Brasil sai do Mapa da Fome após queda de população em insegurança alimentar grave

Às vésperas das tarifas de Trump, senadores tentam destravar negociações em Washington

Ciclone deve atingir Sul e Sudeste do Brasil nesta segunda; ventos podem chegar a 100 km/h em SP