Brasil

UFRJ faz trabalho para ajudar a resolver problemas do Brasil

O esquema é simples e relaciona os problemas e suas causas, consequências e outros fatores relacionados


	Campus da UFRJ, na Praia Vermelha, RJ: segundo o professor da UFRJ Marcos Estellita, espera-se simplificar o processo de transmissão do conhecimento
 (Wikimedia Commons)

Campus da UFRJ, na Praia Vermelha, RJ: segundo o professor da UFRJ Marcos Estellita, espera-se simplificar o processo de transmissão do conhecimento (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2012 às 12h59.

Rio de Janeiro – O Instituto de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) criou representações gráficas para facilitar a compreensão de problemas brasileiros.

A expectativa dos professores é permitir melhor entendimento desses problemas. Autoridades públicas e a sociedade civil podem encontrar as boas soluções para áreas como educação, saúde e segurança pública.

O esquema é simples e relaciona os problemas e suas causas, consequências e outros fatores relacionados. Assim, segundo o professor da UFRJ Marcos Estellita, espera-se simplificar o processo de transmissão do conhecimento.

“[A forma de apresentação] têm a capacidade de simplificar, de traduzir de uma forma simples [os problemas]. Por exemplo, tem um trabalho sobre educação básica, que mostra os diversos fatores que afetam o resultado do aluno, como fatores familiares, fatores da escola, da direção da escola, da formação dos professores e o ambiente em que ele vive. Ou seja, são grupos de fatores que aparecem juntos”, explica.

Os esquema são desenvolvidos pelos pesquisadores da Coppe, com base em informações de estudos científicos e entrevistas com especialistas nas áreas. Entre os trabalhos concluídos está um que mostra os desafios referentes ao ensino fundamental. Outro revela os fatores que levam à desistência de alunos da UFRJ em frequentar a universidade.

Segundo Estellita, os mapas produzidos pela Coppe ficarão disponíveis em uma plataforma digital, que será montada no site.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEnsino superiorFaculdades e universidadesInfraestrutura

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas