Brasil

UE vai doar R$ 450 mil para vítimas da região serrana

Doação deve ajudar 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo receberão a ajuda (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

Os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo receberão a ajuda (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 14h11.

Brasília – A União Europeia, por meio da Comissão Europeia, vai doar, por seis meses, 200 mil euros – cerca de R$ 450 mil – em ajuda humanitária para as vítimas da região serrana do Rio de Janeiro. A colaboração é imediata e tem um caráter emergencial, segundo as autoridades. De acordo com a União Europeia no Brasil, a doação vai ajudar cerca de 8 mil pessoas afetadas pela chuva, enchentes e deslizamentos de terra.

A ajuda será enviada aos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O trabalho de distribuição será coordenado por autoridades brasileiras e organizações não governamentais, como a Care Holanda, Care Brasil e Save the Children Brazil.

Nas mercadorias enviadas pelos europeus há kits de higiene – com sabão, absorventes, pastas e escovas de dente, além de lençóis, assim como mochilas e artigos escolares para que as crianças tenham condições de voltar às aulas.

Por sugestão da União Europeia, serão remetidos também documentos com recomendações para promover ambientes de proteção para as vítimas e áreas de jogos para as crianças. Também há propostas para a capacitação de profissionais e prestação de serviços.

A Ajuda Humanitária da Comissão Europeia é executada por organizações não governamentais da Europa com suporte das agências humanitárias das Nações Unidas e pela Cruz Vermelha Internacional. Segundo a União Europeia no Brasil, o objetivo é colaborar para uma melhor condição de vida das vítimas, de forma independência, imparcialidade e neutralidade da ajuda.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisDoaçõesEnchentesEuropaMetrópoles globaisRio de JaneiroUnião Europeia

Mais de Brasil

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas