Brasil

Tudo pronto para o réveillon na Praia de Copacabana

Este ano, 24 toneladas de fogos vão iluminar por 16 minutos o céu de quem passa a virada na orla da Princesinha do Mar


	Ano Novo em Copacabana: as balsas de onde as bombas serão detonadas foram trazidas de madrugada
 (dislentev/ Thinkstock)

Ano Novo em Copacabana: as balsas de onde as bombas serão detonadas foram trazidas de madrugada (dislentev/ Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 13h28.

Rio de Janeiro - Falta pouco para a chegada de 2016 e o público lota desde o início da manhã as areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a queima de fogos mais aguardada do país.

Este ano, 24 toneladas de fogos vão iluminar por 16 minutos o céu de quem passa a virada na orla da Princesinha do Mar.

As balsas de onde as bombas serão detonadas foram trazidas de madrugada e estão no ponto certo para o show pirotécnico que simbolizará as Olimpíadas e os 100 anos do samba.

Os dois palcos montados para receber 12 atrações entre 18h de hoje (31) e as 3h de amanhã (1) também estão prontos. Agora, há o corre-corre de técnicos para os últimos detalhes.

Nas areias, o público está bem instalado. Muita gente aproveita o dia com temperatura de 37º para se refrescar no mar. Com a possibilidade de as temperaturas alcançarem 40º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, devem permanecer de roupa de banho até a virada.

É o caso dos moradores de Campo Grande, na zona oeste, Rónei e Michelly de Carvalho Santos. “Trouxemos um lanche, sanduíches, e vamos ficar até quando der”, disse ela.

Outros, antecipam as simpatias, os agradecimentos e promovem rituais religiosos. Várias pessoas chegam com flores em vários pontos da praia para depositar no mar. O ritual é uma forma de saudar Iemanjá, que representa as águas.

“Faço a entrega para pedir proteção, saúde, para alcançar meus objetivos em 2016”, disse a dona de casa, Amália Rodrigues.

A festa na areia, no entanto, não agrada todo mundo. A babá Rosângela Macedo, que veio de Mato Grosso do Sul pela quarta vez com a família da patroa para o Ano Novo, disse que é muita confusão.

“Onde eu moro não tem essa movimentação 24h, é mais calmo; eu não me adapto a esse ritmo”, contou. Ela não pretende sair do apartamento onde vai passar a virada nem para pular as sete ondas. “A gente não tem essa tradição, vamos sair amanhã”.

O Rio recebe cerca de 900 mil turistas para o Ano Novo, sendo que 2 milhões de pessoas são esperadas em Copacabana.

O acesso à praia é por transporte público, prioritariamente o metrô, que vendeu passagens exclusivas para o dia de hoje. A previsão da meteorologia é de céu nublado com chuva rápida no início da noite, só para refrescar.

Acompanhe tudo sobre:ano-novoArtecidades-brasileirasIndústria da músicaMetrópoles globaisMúsicaRio de JaneiroShows-de-música

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia