Brasil

TSE multa Flávio Bolsonaro, Zambelli e Mara Gabrilli por associar Lula a morte de Celso Daniel

Ed Raposo, que foi candidato à Câmara pelo PTB em 2022, também foi multado

TSE: A desinformação foi propagada a partir de entrevista dada pela senadora Mara Gabrilli à Jovem Pan News (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

TSE: A desinformação foi propagada a partir de entrevista dada pela senadora Mara Gabrilli à Jovem Pan News (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de maio de 2023 às 13h10.

Última atualização em 18 de maio de 2023 às 13h12.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por 4 a 3, multar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) em R$ 10 mil por propagarem desinformação contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Ed Raposo, que foi candidato à Câmara pelo PTB em 2022, também foi multado.

A desinformação foi propagada a partir de entrevista dada pela senadora Mara Gabrilli à Jovem Pan News, acusando o PT e Lula de envolvimento com o assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP) em 2002.

Moraes destacou que o episódio "mostra como a mídia tradicional pode ser instrumentalizada e se permitir instrumentalizar num procedimento em modus operandi participativo das milícias digitais para compartilhar desinformação".

Como votou o relator do caso

O relator, Carlos Horbach, votou para multar apenas Gabrilli, Zambelli e Ed Raposo em R$ 5 mil. Já Kássio Nunes Marques defendeu que Gabrilli fosse livrada da multa porque entendeu que na entrevista, a senadora teria compartilhado uma "depoimento pessoal". O ministro também disse que, à época em que a entrevista foi concedida, ainda havia inquérito em tramitação sobre a relação entre o PT e o crime organizado.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, rebateu Nunes Marques e disse que o inquérito sobre o envolvimento do PT com a morte de Celso Daniel foi encerrado "há alguns anos" em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:TSELuiz Inácio Lula da SilvaFlávio Bolsonaro

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'