Brasil

TSE encerra votação na maior parte do país

Órgão só começará a anunciar resultados parciais das apurações para a Presidência da República a partir das 19h


	Urna: das 135 cidades nos 89 países onde eleitores brasileiros votaram para presidente, 69 concluíram às 17h
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Urna: das 135 cidades nos 89 países onde eleitores brasileiros votaram para presidente, 69 concluíram às 17h (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2014 às 17h42.

Brasília - A votação foi encerrada às 17h (horário de Brasília) na maior parte do país. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só começará a anunciar resultados parciais das apurações para a Presidência da República a partir das 19h.

A medida é para evitar que esses boletins influenciem eleitores das regiões onde a votação, em razão de fusos horários, ainda não se encerrou.

Em relação ao horário de Brasília, Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão atrasados em uma hora. No Acre e em parte do Amazonas são duas horas de diferença.

Durante coletiva de imprensa, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse que a preocupação do tribunal não é concluir a votação em tempo recorde. Segundo ele, eleições não competem entre si. Não queremos ver quem conclui mais rápido o trabalho.

O objetivo é realizar eleições seguras e transparentes. “De qualquer forma, penso que não haverá atrasos. Estamos dentro da normalidade”, salientou o ministro.

Das 135 cidades nos 89 países onde eleitores brasileiros votaram para presidente, 69 concluíram às 17h, no horário brasileiro, mas os resultados também só começarão a ser divulgados às 19h.

No Distrito Federal, o Tribunal Regional Eleitoral informou que, devido a problemas em algumas urnas e dificuldades de eleitores concluir o voto, o fim da votação poderá atrasar em até uma hora e meia.

Em algumas seções, eleitores receberam senhas para votar após o horário. Das 6.765 urnas disponíveis no DF, 298 foram para justificativa e 15 para voto em trânsito. Desse total, apenas 2% dos equipamentos tiveram de ser substituídas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEleiçõesEleições 2014Política no BrasilTSE

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS