Brasil

TSE dá a Rosalba direito de ficar no cargo

Decisão da Justiça Eleitoral havia cassado o mandato de Rosalba e determinado a posse do vice-governador Robinson Faria (PSD)


	Rosalba Ciarlini (DEM): justiça portiguar anulou o diploma dela por causa de um suposto abuso de poder político ocorrido na campanha de 2012
 (Antonio Cruz/ABr)

Rosalba Ciarlini (DEM): justiça portiguar anulou o diploma dela por causa de um suposto abuso de poder político ocorrido na campanha de 2012 (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 19h24.

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, concedeu nesta sexta-feira, 24, uma liminar que assegura à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), o direito de permanecer no cargo. Decisão tomada nesta quinta-feira, 23, pela Justiça Eleitoral do Estado havia cassado o mandato de Rosalba e determinado a posse do vice-governador Robinson Faria (PSD). A cerimônia estava marcada para este sábado, 25.

Num despacho divulgado no início da noite desta sexta-feira, Mello reconheceu que ela ainda tem o direito de questionar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) portiguar que anulou o diploma dela por causa de um suposto abuso de poder político ocorrido na campanha de 2012, em Mossoró. A acusação era de que na época teriam sido usadas máquinas do governo do Rio Grande do Norte para cavar um poço na cidade.

"Frise-se, por oportuno, que a cassação de mandato eletivo e, por consequência, a convocação do vice para assumir o cargo de governador pressupõem, em regra, pronunciamento final do órgão de Cúpula da Justiça Eleitoral (TSE)", afirmou o presidente do TSE. De acordo com Mello, "tanto quanto possível, deve ser evitado o revezamento na chefia do Poder Executivo, aguardando-se o pronunciamento do Tribunal Superior."

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesPolítica no BrasilRio Grande do NorteTSE

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas