Donald Trump: magnata disse em 2015 que brasileiros estão entre estrangeiros que se "aproveitam" dos EUA (Brian Snyder/Reuters)
Bárbara Ferreira Santos
Publicado em 9 de novembro de 2016 às 17h49.
São Paulo — Donald Trump foi eleito nos Estados Unidos após uma agressiva campanha com declarações polêmicas contra imigrantes, muçulmanos, latinos, mulheres e outros grupos minoritários.
E nem mesmo o Brasil escapou das afirmações do republicano. Em 2015, quando ainda era candidato, Trump chegou a dizer que os brasileiros estão entre os estrangeiros que "roubam" empregos dos americanos.
Em entrevista à rede de televisão CBS, o magnata afirmou que o Brasil é um dos responsáveis pela "exportação de postos de trabalho" gerada pela abertura comercial americana, ao lado de China, Japão e Índia.
“Olhem a quantidade de desperdício, fraudes e abusos que temos, é incrível”, disse Trump na ocasião.
Em episódio anterior, ele já havia dito que o Brasil está na lista de países que se "aproveitam" dos EUA juntamente com México e China. Um dos pilares da campanha do candidato republicano foi o combate à imigração legal e empregos terceirizados nos EUA, fazendo inclusive declarações xenófobas.