Brasil

Trump acusou o Brasil de "roubar" empregos dos EUA em 2015

Presidente eleito dos EUA afirmou no ano passado que os brasileiros estão entre os responsáveis pela "exportação de postos de trabalho" dos americanos

Donald Trump: magnata disse em 2015 que brasileiros estão entre estrangeiros que se "aproveitam" dos EUA (Brian Snyder/Reuters)

Donald Trump: magnata disse em 2015 que brasileiros estão entre estrangeiros que se "aproveitam" dos EUA (Brian Snyder/Reuters)

Bárbara Ferreira Santos

Bárbara Ferreira Santos

Publicado em 9 de novembro de 2016 às 17h49.

São Paulo — Donald Trump foi eleito nos Estados Unidos após uma agressiva campanha com declarações polêmicas contra imigrantes, muçulmanos, latinos, mulheres e outros grupos minoritários.

E nem mesmo o Brasil escapou das afirmações do republicano. Em 2015, quando ainda era candidato, Trump chegou a dizer que os brasileiros estão entre os estrangeiros que "roubam" empregos dos americanos.

Em entrevista à rede de televisão CBS, o magnata afirmou que o Brasil é um dos responsáveis pela "exportação de postos de trabalho" gerada pela abertura comercial americana, ao lado de China, Japão e Índia.

“Olhem a quantidade de desperdício, fraudes e abusos que temos, é incrível”, disse Trump na ocasião.

Em episódio anterior, ele já havia dito que o Brasil está na lista de países que se "aproveitam" dos EUA juntamente com México e China. Um dos pilares da campanha do candidato republicano foi o combate à imigração legal e empregos terceirizados nos EUA, fazendo inclusive declarações xenófobas.

Acompanhe tudo sobre:BrasilDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua