Brasil

Troca de mensagens configura conversa, afirmam analistas

"Uma conversa é a troca de informações em voz entre pessoas, independentemente do canal", diz especialista em comunicação digital

Bolsonaro: o presidente negou ter conversado com Gustavo Bebianno em meio a denuncias sobre candidaturas laranjas (Adriano Machado/Reuters)

Bolsonaro: o presidente negou ter conversado com Gustavo Bebianno em meio a denuncias sobre candidaturas laranjas (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de fevereiro de 2019 às 13h45.

Última atualização em 21 de fevereiro de 2019 às 10h15.

São Paulo — Apesar de o presidente Jair Bolsonaro negar, a troca de áudios com o ex-ministro Gustavo Bebianno pelo WhatsApp configura uma conversa, avaliam especialistas em comunicação e mídias sociais. "Uma conversa é a troca de informações em voz entre pessoas, independentemente do canal, telefone, Skype e também por WhatsApp", disse o especialista em comunicação digital Luli Radfahrer, da USP.

Para o professor e pesquisador da PPGCOM-ESPM, Luiz Peres-Neto, existe uma distinção quando se inicia uma "conversa imediata" e quando ela é feita de forma indireta, como é o caso da troca de áudios. Mesmo assim, não deixa de ser uma interlocução entre duas ou mais pessoas. "A troca de mensagens já configura uma conversa, é uma troca de signos", afirmou.

"Se uma pessoa decide revelar a conversa, não há nenhum tipo de infração no dispositivo jurídico regular. Quando se conversa com alguém, não se tem controle da resposta do outro, e nem do que ele vai fazer com o que você disse. A partir da existência da liberdade para uma troca linguística, está sujeito a isso", disse ele. "Fico preocupado com a utilização de um aplicativo como esse. Demonstra um certo amadorismo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroPSL – Partido Social LiberalGoverno BolsonaroGustavo Bebianno

Mais de Brasil

Governo de SP avança na PPP da nova linha Violeta-16 com realização de audiências públicas

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval