Brasil

TRE-RJ anula licitação para construir nova sede

Plenário aprovou por unanimidade a resolução do presidente do órgão de anular a licitação realizada para escolher a construtora da nova sede do tribunal


	Tribunal: colegiado do Tribunal determinou inspeção extraordinária do Tribunal de Contas da União na administração do TRE-RJ nos últimos cinco anos
 (Oxford/Getty Images)

Tribunal: colegiado do Tribunal determinou inspeção extraordinária do Tribunal de Contas da União na administração do TRE-RJ nos últimos cinco anos (Oxford/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2014 às 22h13.

Rio de Janeiro - O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira a resolução do presidente do órgão, Bernardo Garcez Neto, de anular a licitação realizada para escolher a construtora da nova sede do tribunal, contratada em 2012 pelo então presidente da Corte, desembargador Luiz Zveiter.

Para Garcez Neto, a concorrência vencida pela Lopez Marinho Engenharia e Construções Ltda. infringiu os princípios da legalidade, da eficiência, da isonomia, da competitividade, da economicidade e da proposta mais vantajosa.

A construtora teve negado o direito à indenização e foi multada em 10% do valor do contrato, além de ficar impedida de participar de licitações no TRE-RJ por um ano. A obra já consumiu R$ 12 milhões do dinheiro público, e com os diversos aditivos poderia chegar a R$ 220 milhões, além de ameaçar o hospital São Francisco de Assis, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

O colegiado do Tribunal determinou inspeção extraordinária do Tribunal de Contas da União na administração do TRE-RJ nos últimos cinco anos, remessa ao Conselho Nacional de Justiça e à Procuradoria Regional da República de cópias do documento aprovado, para apuração de possíveis irregularidades, e também providências técnicas e jurídicas para devolução à Prefeitura do Rio do terreno situado na Cidade Nova, na região central.

A reportagem não conseguiu contato com a construtora Lopez Marinho na noite desta quarta.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaTCULicitações

Mais de Brasil

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa

Após declaração de Lula, governo diz 'não tolerar' tráfico de drogas