Brasil

TRE proíbe inserção do PT em que critica governo Cabral

A inserção foi ao ar na quarta-feira, 12, e seria repetida nesta segunda-feira, 17


	Lindbergh Farias (PT-RJ): senador, pré-candidato, diz que "o Rio tem que voltar para o rumo certo" em inserção do PT na televisão
 (Wilson Dias/ABr)

Lindbergh Farias (PT-RJ): senador, pré-candidato, diz que "o Rio tem que voltar para o rumo certo" em inserção do PT na televisão (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 16h25.

Rio de Janeiro - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) proibiu, em caráter liminar (provisório), a exibição de inserção do PT na televisão em que o senador Lindbergh Farias, pré-candidato ao governo do estado, diz que "o Rio tem que voltar para o rumo certo".

A inserção foi ao ar na quarta-feira, 12, e seria repetida nesta segunda-feira, 17.

A ação contra o PT por propaganda antecipada foi movida pelo PMDB, partido do governador Sérgio Cabral.

O desembargador Horácio dos Santos Ribeiro Neto entendeu que a inserção "extrapola o limite da propaganda partidária" e "apresenta programa de governo".

O juiz estipulou multa de R$ 50 mil, por inserção ilícita, se o PT insistir na veiculação.

O mérito da ação ainda será julgado pelo TRE. No dia 10 de março, o tribunal já havia proibido a exibição de outra propaganda do PT, em que Lindbergh criticava o governo do estado por fazer obras de "maquiagem" e não dar atenção à população mais pobre. O TRE entendeu que o pré-candidato petista fazia promoção pessoal.

O PT substituiu o filmete pela nova inserção, agora também proibida. Na inserção, Lindbergh dizia: "Quando o governo do Rio se afastou do povo, nosso Estado ficou sem direção". A assessoria de Lindbergh disse que ainda não tinha informação sobre a decisão do desembargador Ribeiro Neto.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolíticaEleiçõesEleições 2014Sérgio Cabral

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa