Brasil

Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito

De acordo com a Lei dos Genéricos, a aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento

Medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referênci (Elza Fiúza/ABr/Wikimedia Commons)

Medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referênci (Elza Fiúza/ABr/Wikimedia Commons)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 18h00.

A Anvisa publicou hoje (20) o registro do medicamento genérico acetato de abiraterona, que é utilizado no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, em combinação com os medicamentos prednisona ou prednisolona.

De acordo com a Lei dos Genéricos, a aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento, pois os medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referência.

Até o momento não havia genéricos do medicamento acetato de abiraterona, que está no mercado com o nome comercial Zytiga, registrado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica.

O acetato de abiraterona inibe seletivamente uma enzima necessária para produção de androgênios (hormônios sexuais) pelos testículos, glândulas suprarrenais e tumores da próstata, além de diminuir consideravelmente os níveis desses hormônios, os quais levam à progressão da doença.

Acompanhe tudo sobre:CâncerGenéricosMedicinaRemédios

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros