Brasil

Transplantes de órgãos no Brasil cresceram 12,7%

O número de novos doadores passou de 997 para 1.217 - um aumento de 22%


	Hospital: São Paulo foi o Estado que realizou maior número de cirurgias nos primeiros seis meses deste ano: 4.783
 (AFP)

Hospital: São Paulo foi o Estado que realizou maior número de cirurgias nos primeiros seis meses deste ano: 4.783 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 21h11.

Brasília - O número de transplantes no Brasil cresceu 12,7% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Foram 12.287 cirurgias ante a 10.905 registradas no ano passado. O número de novos doadores passou de 997 para 1.217 - um aumento de 22%.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o aumento é resultado da associação de vários fatores: formação de novas equipes para cirurgia, criação de centrais e de grupos atuando no trabalho de identificação de doadores, convencimento das famílias e captação de órgãos.

São Paulo foi o Estado que realizou maior número de cirurgias nos primeiros seis meses deste ano: 4.783. Em seguida, vem Minas, com 1.111 e pelo Paraná, com 943. Acre apresenta a menor taxa: foram 34 cirurgias - 30 delas de córnea. O número, embora pequeno, foi comemorado pelo ministério. "Até pouco tempo, não havia centros transplantadores no Estado", disse Padilha, nesta quinta-feira, Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.

O ministério anunciou a liberação de R$ 10 milhões para projetos de tutoria para melhorar o atendimento de centros no Brasil, na América Latina e em países da Língua Portuguesa. Centros considerados de referência serão habilitados para fazer parte da rede e organizar projetos de capacitação em áreas carentes.

Acompanhe tudo sobre:DoençasHospitais públicosSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR