Brasil

Advogado pede prisão do ministro Chioro

Advogado dos país de Sofia Lacerda alega não ter sido cumprida liminar que determinou ao governo encaminhar a criança para tratamento nos EUA


	Ministro da Saúde, Arthur Chioro: advogado pediu sua prisão
 (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Ministro da Saúde, Arthur Chioro: advogado pediu sua prisão (Elza Fiúza/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 20h08.

Sorocaba - O advogado dos pais da menina Sofia Lacerda, de cinco meses, protocolou no Tribunal Regional Federal (TRF) nesta segunda-feira, 16, um pedido de prisão do ministro da Saúde, Arthur Chioro, alegando não ter sido cumprida liminar do próprio TRF que determinou ao governo encaminhar a criança para tratamento nos Estados Unidos.

Sofia sofre de síndrome de Berdon, doença rara que afeta o sistema digestivo, e precisa de um transplante que não é realizado no Brasil.

Internada em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, a criança teve seu estado agravado e luta pela vida.

O prazo dado ao governo brasileiro para providenciar a transferência do bebê para um hospital de Miami venceu na sexta-feira, 13, mas a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com recurso.

Apesar disso, o advogado Antonio Miguel Navarro, entende que a ordem judicial teria de ser cumprida.

Ele também pediu a execução da multa de R$ 100 mil fixada na liminar por dia de descumprimento.

O custo da cirurgia chega a R$ 2,4 milhões, mas os laudos apresentados à Justiça indicam que os hospitais brasileiros não teriam condições de fazê-la em segurança.

O Ministério da Justiça informou que a decisão do TRF foi cumprida, com a tomada de providências administrativas dentro do prazo para o transporte do bebê.

De acordo com o Ministério, o recurso da AGU visa a obter uma avaliação clínica do quadro real de Sofia para comprovar a necessidade da remoção para os Estados Unidos.

O caso da menina vem sendo acompanhado nas redes sociais e várias campanhas de arrecadação estão em curso, em paralelo com as ações judiciais.

No final de semana, o atacante Fred, da seleção brasileira, doou sua camisa, assinada por todos os jogadores e pelo técnico Luiz Felipe Scolari. A peça será leiloada e o dinheiro será usado para custear as despesas de transporte da criança.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaMinistério da SaúdePrisõesSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026