Brasil

Trânsito piora 23% em São Paulo após volta do rodízio

A média dos congestionamentos entre 17h e 20h foi de 275 quilômetros na semana passada; na semana anterior, foi de 223 quilômetros


	Trânsito em SP: o rodízio municipal de veículos vale de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Trânsito em SP: o rodízio municipal de veículos vale de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 16h17.

São Paulo - A semana passada, primeira após a volta do rodízio municipal na de veículos na capital paulista registrou trânsito médio 23% pior no horário de pico da tarde na comparação com a semana retrasada, quando a restrição não estava valendo.

De manhã, a piora com o rodízio foi de cerca de 10% - a média passou de 208 para 228 quilômetros de congestionamento na cidade.

A média dos congestionamentos entre 17h e 20h foi de 275 quilômetros na semana passada. Na semana anterior, foi de 223 quilômetros. Entre 7h e 11h, foi de 228 quilômetros, ante 208 na semana sem a restrição.

O rodízio municipal de veículos vale de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Os dados são da empresa Maplink e foram repassados com exclusividade para o jornal O Estado de S. Paulo.

A empresa faz a contagem da extensão do tráfego baseada em informações captadas de aparelhos de GPS dos carros - por isso os números sempre são bem maiores do que os índices da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que faz a medição visualmente.

Os números mostram que, apesar de o rodízio proibir a circulação de cerca de 20% dos carros nos horários de pico nos dias úteis, a política de restrição não foi capaz de absorver o total de carros que estava fora da cidade nas primeiras semanas do ano nem o número de veículos que não circulava no período de férias escolares - boa parte das escolas da cidade retomou as atividades, segundo a CET.

Sem o rodízio, a diferença entre os números seria maior ainda.

A frota circulante da capital é estimada pela CET em cerca de 4,5 milhões de veículos. A frota oficial, registrada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), passa dos 7,1 milhões. 

Acompanhe tudo sobre:CETcidades-brasileirasEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasInfraestruturaMetrópoles globaismobilidade-urbanaRodízio de veículosSão Paulo capitalTrânsito

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026