Brasil

Trânsito melhora no 1ºdia de interdição da Perimetral no Rio

Mesmo assim, o carioca enfrentou vários pontos de retenção no centro da cidade e no acesso à Linha Vermelha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2014 às 20h45.

O primeiro dia últil de interdição definitiva do Elevado da Perimetral está com o trânsito fluindo bem melhor do que na parte da manhã, onde o Rio viveu um verdadeiro caos, principalmente nos acessos da zona sul para o centro. Mesmo assim, o carioca enfrentou vários pontos de retenção no centro da cidade e no acesso à Linha Vermelha.

Para acessar a Avenida Brasil, o motorista tem de seguir pela Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco e Via Binário, na zona portuária do Rio. Os pontos mais tumultados são a Avenida Presidente Antonio Carlos, Rua Primeiro de Março, além do Elevado 31 de Março, que corta a Avenida Presidente Vargas e liga o bairro de Santo Cristo à Avenida Salvador de Sá, e termina ao lado da Praça da Apoteóse, no final da Passarela do Samba.

Com a interdição, 48 linhas de ônibus municipais e intermunicipais tiveram o itinerário modificadoTomaz Silva/Agência Brasil
A Avenida Brasil está com tráfego lento em direção à zona oeste, de Benfica até a Ilha do Governador; e na altura da Penha, Irajá e Coelho Neto. Na Linha Vermelha, o tráfego está lento de São Cristovão até a Ilha do Fundão, no sentido Baixada Fluminense.

Mais cedo, um carro pegou fogo na pista em direção à Baixada Fluminense, na altura de São Cristóvão, e o tráfego ficou parcialmente interditado por mais de uma hora até que os bombeiros apagassem o fogo no veículo.

Para orientar os motoristas no primeiro dia útil de interdições, a Secretaria Municipal de Transportes utilizou 800 agentes de trânsito, operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio), placas e letreiros fixados nos principais cruzamentos.

Na parte da manhã, a situação ficou complicada e muita gente reclamou das modificações e se mostrava confusa com as interdições e inversão da mão de direção em vários pontos da cidade.

A Secretaria de Obras fez, no início da tarde, uma obra emergencial no canteiro central na saída do Mergulhão da Praça XV, para melhorar o tráfego no retorno do carioca para casa. O trânsito pela manhã ficou complicado na região.

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) multaram 61 veículos e rebocaram mais 35 por estacionamento irregular na área central da cidade. Para desestimular o uso de carros no centro, a secretaria acabou com mil vagas de estacionamento, com o objetivo de que o motorista use o transporte público para ir ao local de trabalho.

Desde sábado ( 25), o Elevado da Perimetral foi definitivamente interditado entre a Avenida General Justo e a Praça Mauá. Com a interdição, 48 linhas de ônibus municipais e intermunicipais tiveram o itinerário modificado.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaRio de JaneiroTrânsitoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura