Brasil

Trânsito melhora no 1ºdia de interdição da Perimetral no Rio

Mesmo assim, o carioca enfrentou vários pontos de retenção no centro da cidade e no acesso à Linha Vermelha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2014 às 20h45.

O primeiro dia últil de interdição definitiva do Elevado da Perimetral está com o trânsito fluindo bem melhor do que na parte da manhã, onde o Rio viveu um verdadeiro caos, principalmente nos acessos da zona sul para o centro. Mesmo assim, o carioca enfrentou vários pontos de retenção no centro da cidade e no acesso à Linha Vermelha.

Para acessar a Avenida Brasil, o motorista tem de seguir pela Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco e Via Binário, na zona portuária do Rio. Os pontos mais tumultados são a Avenida Presidente Antonio Carlos, Rua Primeiro de Março, além do Elevado 31 de Março, que corta a Avenida Presidente Vargas e liga o bairro de Santo Cristo à Avenida Salvador de Sá, e termina ao lado da Praça da Apoteóse, no final da Passarela do Samba.

Com a interdição, 48 linhas de ônibus municipais e intermunicipais tiveram o itinerário modificadoTomaz Silva/Agência Brasil
A Avenida Brasil está com tráfego lento em direção à zona oeste, de Benfica até a Ilha do Governador; e na altura da Penha, Irajá e Coelho Neto. Na Linha Vermelha, o tráfego está lento de São Cristovão até a Ilha do Fundão, no sentido Baixada Fluminense.

Mais cedo, um carro pegou fogo na pista em direção à Baixada Fluminense, na altura de São Cristóvão, e o tráfego ficou parcialmente interditado por mais de uma hora até que os bombeiros apagassem o fogo no veículo.

Para orientar os motoristas no primeiro dia útil de interdições, a Secretaria Municipal de Transportes utilizou 800 agentes de trânsito, operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio), placas e letreiros fixados nos principais cruzamentos.

Na parte da manhã, a situação ficou complicada e muita gente reclamou das modificações e se mostrava confusa com as interdições e inversão da mão de direção em vários pontos da cidade.

A Secretaria de Obras fez, no início da tarde, uma obra emergencial no canteiro central na saída do Mergulhão da Praça XV, para melhorar o tráfego no retorno do carioca para casa. O trânsito pela manhã ficou complicado na região.

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) multaram 61 veículos e rebocaram mais 35 por estacionamento irregular na área central da cidade. Para desestimular o uso de carros no centro, a secretaria acabou com mil vagas de estacionamento, com o objetivo de que o motorista use o transporte público para ir ao local de trabalho.

Desde sábado ( 25), o Elevado da Perimetral foi definitivamente interditado entre a Avenida General Justo e a Praça Mauá. Com a interdição, 48 linhas de ônibus municipais e intermunicipais tiveram o itinerário modificado.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaRio de JaneiroTrânsitoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia