Brasil

Trabalhadores da EBC paralisam atividades por 24 horas

Empregados reivindicam mudanças na proposta do novo Plano de Carreiras e Remuneração

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2014 às 11h40.

Brasília - Parte dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – a maioria jornalistas – iniciaram hoje (9) uma paralisação de 24 horas em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro. A mobilização foi aprovada em assembleia na última quarta-feira (4).

Eles reivindicam mudanças na proposta do novo Plano de Carreiras e Remuneração, elaborada por um grupo composto por gestores da empresa e representantes dos empregados.

Os trabalhos do chamado Grupo de Convergência foram concluídos na semana passada. A proposta de plano ainda precisa ser aprovada pela Diretoria Executiva da empresa, pelo Conselho de Administração e pelo Ministério do Planejamento.

Segundo nota do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, a mobilização visa a incluir no plano propostas que fortaleçam a comunicação pública como a garantia de autonomia editorial, pisos e tabelas salariais mais competitivos e estímulos concretos à formação e qualificação dos empregados.

A Diretoria Executiva da EBC, em nota, diz que recebeu com surpresa as informações sobre a paralisação. A empresa destacou que o grupo de trabalho que elaborou a proposta de plano foi instaurado para atender a uma reivindicação dos empregados e não foi concebido para ser um foro de negociação coletiva, processo que observa rito próprio previsto na legislação.

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora da Agência Brasil, da Radioagência Nacional, da TV Brasil, da TV Brasil Internacional e do sistema público de rádio – composto por oito emissoras.

Acompanhe tudo sobre:ComunicaçãoGovernoGreves

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP