Brasil

Total de crianças com sífilis sobe 34% no Brasil

No ano passado, foram diagnosticados 9.374 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2012 às 17h18.

São Paulo - O total de crianças de até 1 ano de idade diagnosticadas com sífilis aumentou 34% no Brasil, de 2010 a 2011, mostram dados do Ministério da Saúde. No ano passado, foram diagnosticados 9.374 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano. A taxa de incidência em 2011 foi 3,3 casos para cada mil nascidos vivos.

Segundo o ministério, o aumento reflete o crescimento na identificação de casos, antes subnotificados, e não avanço da doença. Em crianças menores de 1 ano de idade, a sífilis é transmitida de mãe para filho durante a gravidez (chamada sífilis congênita) e pode causar aborto, má formação do feto ou morte do bebê no nascimento.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, o tratamento da sífilis congênita é fácil, desde que a mãe receba o diagnóstico precoce. "O acesso precoce aos testes é essencial ao tratamento, não só para o recém-nascido, mas também para a gestante durante o pré-natal.".

Nordeste é a Região com a maior taxa, com 3,8 casos a cada mil nascidos vivos, seguido do Sudeste, com índice de 3,6 casos. Em 2011, o Centro-Oeste apresentou a menor incidência da doença - com 1,8 por mil crianças nascidas vivas.

É recomendado a gestante fazer o teste na primeira consulta do pré-natal, no terceiro trimestre da gestação e no momento do parto. A grávida com a doença deve ter cuidado especial durante o parto para evitar sequelas ao bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

Acompanhe tudo sobre:CriançasDoençasSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU