Brasil

Torcedores visitam pontos turísticos do Rio

Pontos turísticos cariocas já estão cheios de torcedores, mesmo que o primeiro jogo da cidade seja apenas no domingo


	Turistas estrangeiros desembarcam no aeroporto do Rio e são recebidos com festa
 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Turistas estrangeiros desembarcam no aeroporto do Rio e são recebidos com festa (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2014 às 19h12.

Rio - Embora o primeiro jogo da Copa do Mundo no Maracanã, Argentina x Bósnia, seja só no domingo, os pontos turísticos cariocas já estão cheios de torcedores.

A expectativa de que os estrangeiros pousassem no Rio a caminho de outras cidades-sede se confirma: de 30 visitantes ouvidos pelo Estado, todos estão na cidade de passagem, aproveitando para passear.

No Pão de Açúcar, o auditor croata Marko Susnjara, de 30 anos, contou que veio com dois amigos exclusivamente para o jogo de abertura, com a seleção brasileira, no Itaquerão, quinta-feira. Mas fez questão da estadia de cinco dias no Rio: "Não faz sentido vir ao Brasil e se hospedar em São Paulo", disse.

O trio de Zagreb procurou hotel em Copacabana em dezembro de 2013, e achou 150 euros por dia muito caro. Voltou a buscar mês passado e o valor havia caído para 100 euros. "Aqui é tudo muito caro. Os hotéis viram que ficariam vazios e caíram na real", disse Susnjara.

A poupança precedeu a viagem do comerciante suíço Rafael Grüerbler, de 28 anos, que veio com quatro amigos. O grupo alugou um apartamento por R$ 16.000 por duas semanas, em Copacabana.

"Planejamos bem para estar aqui durante as nossas férias e não faltar dinheiro", contou Grüerbler.

Para o colombiano John Parra, de 28 anos, que integra um grupo de 12 torcedores de Bogotá, a sensação é de estar numa Copa em casa. "Não é Europa, isso aqui é América Latina", explicou.

"Nosso primeiro jogo é sábado, em Belo Horizonte, mas vir ao Rio é obrigatório". No Corcovado, os funcionários já perceberam o aumento na frequência.

Estima-se que o número de visitantes no trenzinho que leva à estátua chegue a 4 mil pessoas por dia, patamar da alta temporada (no verão).

No Pão de Açúcar, espera-se que o volume de pessoas, de 6 mil por dia, cresça 8%. A Riotur calcula que 400 mil estrangeiros e 450 mil brasileiros visitem o Rio no período da Copa.

Os pontos turísticos concentram principalmente torcedores de países latino-americanos e europeus, muitos identificados pelas camisas de suas seleções.

Nesta segunda-feira, 9, havia turistas com passagem marcada para jogos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Natal.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolTurismo

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR