Brasil

"Toplessaço" no Rio busca conscientizar sobre câncer de mama

Mulheres reivindicaram uma maior atenção à doença que, segundo elas, é um "tema tabu" na sociedade brasileira.


	Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro: iniciativa "Topless in Rio" congregou dez mulheres
 (marchello74/Thinkstock)

Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro: iniciativa "Topless in Rio" congregou dez mulheres (marchello74/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2016 às 14h20.

Rio de Janeiro - Um grupo de mulheres que se reuniu neste domingo na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, protagonizou um "Toplessaço" com o intuito de conscientizar sobre o câncer de mama, além de causas como liberdades do corpo e igualdade de gêneros.

A iniciativa "Topless in Rio" congregou dez mulheres, que tiraram a parte superior de seus biquinis e reivindicaram uma maior atenção à doença que, segundo elas, é um "tema tabu" na sociedade brasileira.

Sob o lema "Nenhuma mulher deve viver sem peitos", a presidente e criadora do "Topless in Rio", Ana Paula Nogueira, comentou à Agência Efe a importância de "dar mais liberdade e naturalizar o corpo feminino", como poder tirar a parte de cima do biquini, algo que no Brasil é proibido por lei que pode chegar a acarretar entre três meses e um ano de prisão.

"O fato de tirar a roupa é causa uma série de preconceitos. Usamos o 'topless' para chamar a atenção e destacar fatos sobre os quais as pessoas precisam realmente se preocupar", afirmou Ana Paula.

Viviane de Oliveira Mello, uma das participantes do encontro, foi submetida a uma mastectomia há anos e vê nesta iniciativa uma forma de as pessoas se conscientizarem sobre uma doença que segundo ela se não fosse tabu, não seria tão traumática para muitas mulheres.

Durante o evento foram também apresentadas as duas ganhadoras do concurso 'Musa Topless Coração de Rosa', promovido pelo próprio movimento pelo terceiro ano consecutivo, e cujas vencedoras foram submetidas a operações de reconstrução de mama após passar por uma mastectomia. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisMulheresRio de Janeiro

Mais de Brasil

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Feriado prolongado deve atrair 2,4 milhões de turistas para São Paulo

Novo equipamento para monitorar trânsito chama atenção de motoristas

Bolsonaro segue em UTI cinco dias após cirurgia e tem 'boa evolução clínica', diz boletim médico