Brasil

Tolmasquim descarta problema no setor de energia em 2015

Estudos elaborados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram que o nível dos reservatórios na região Sudeste deve chegar a 20% em novembro


	Energia: cenário atual não sugere nenhum problema de desabastecimento de energia em 2015, para Tomalsquim
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Energia: cenário atual não sugere nenhum problema de desabastecimento de energia em 2015, para Tomalsquim (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 10h43.

São Paulo - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, reafirmou, nesta terça-feira, 26, que o cenário atual não sugere nenhum problema de desabastecimento de energia em 2015.

"Claro que não falamos de risco zero em 2015, mas é um risco muito pequeno", disse o presidente da EPE durante o seminário "Perspectivas para o Setor de Energia Elétrica", organizado nesta manhã pela BM&FBovespa e pela Apimec-SP.

Tolmasquim destacou que estudos elaborados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o nível dos reservatórios na região Sudeste deve chegar a 20% em novembro, início do período chuvoso. Anteriormente, a previsão sugeria uma armazenagem equivalente a 18,5% dos reservatórios no mesmo período. "Hoje pensamos em um valor entre 18% e 20%", disse.

Caso a projeção se confirme, o nível de armazenamento no início do período chuvoso seria equivalente a duas vezes o patamar de 10% considerado mínimo para a operação segura do sistema energético brasileiro.

A partir do patamar de 20% em novembro, o ONS fez simulações de qual seria a situação do nível de armazenamento dos reservatórios em 2015. E, tendo como base as 81 séries históricas registradas nas últimas décadas, apenas cinco sugerem que o patamar de 10% poderia ser rompido para baixo. Destas, apenas uma indica valores inferiores a 10% no meio do período seco (julho).

No caso dos demais, o patamar de 10% seria rompido entre os meses de outubro e novembro, às vésperas do início do período chuvoso de 2016.

Acompanhe tudo sobre:EletricidadeONS

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP