Brasil

Todos os dias, 1,5 milhão de brasileiros fumam maconha

Estudo da Unifesp realizado em 149 cidades mostra que 3 milhões de brasileiros usam a droga com frequência, e que a maioria da população é contra a legalização

Pesquisa da Unifesp mostra que 70% da população é contra a legalização da maconha no país. 1,5 milhão de brasileiros usa a droga todos os dias (Paula Bronstein/Getty Images)

Pesquisa da Unifesp mostra que 70% da população é contra a legalização da maconha no país. 1,5 milhão de brasileiros usa a droga todos os dias (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 15h22.

São Paulo - Diariamente, 1,5 milhão de brasileiros usam maconha, a droga ilegal mais comum no mundo. Ao todo, 8 milhões de pessoas, 7% da população adulta, já experimentaram Cannabis sativa alguma vez na vida. Os dados estão em pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgada hoje. 

Apesar dos números, a prevalência da droga é menor que em outros países, como atesta a Organização das Nações Unidas. No Brasil, 3% das pessoas entre 14 e 59 anos fizeram uso da maconha no último ano. Nos Estados Unidos, chega a 10% da população adulta. No Canadá, são 14%. 

Mais de 60% dos usuários brasileiros experimentaram a droga antes dos 18 anos, o que, segundo o relatório, é um indicador que potencializa o grau de dependência, que chega a mais de um terço (37%) dos usuários. Os sintomas considerados neste caso foram a ansiedade causada por não ter a Cannabis, a sensação de perda de controle sobre o uso, entre outros.

O levantamento foi feito em 149 cidades brasileiras com 4.607 indivíduos em amostragem representativa de toda população nacional. Em relação à legalização, 70% dos entrevistados são contra e 14% não têm opinião formada ou não quiseram responder, com 11% se dizendo a favor de tornar o uso da maconha legal.

É a segunda vez que a Unifesp realiza o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas.  Nesta edição, foi detectado um aumento no uso da maconha pelos adolescentes. Em 2006, época do primeiro estudo, havia um adolescente para cada adulto, o que aumentou para 1,4 em 2012.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDrogasMaconha

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas