Brasil

Tocantins firmará cooperação rural com Espanha

Convênio será para colaborações em matéria de gestão de espaços naturais e de luta contra incêndios florestais, entre outras questões


	Plantação de cana-de-açúcar em uma fazenda de Tocantins: estado brasileiro tem características "similares" a de região da Espanha em relação ao tipo de superfície e climatologia
 (Cristiano Mariz/Exame)

Plantação de cana-de-açúcar em uma fazenda de Tocantins: estado brasileiro tem características "similares" a de região da Espanha em relação ao tipo de superfície e climatologia (Cristiano Mariz/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2013 às 14h41.

Mérida - A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Energia de Estremadura, na Espanha, e o estado de Tocantins assinarão um convênio para colaborar em matéria de gestão de espaços naturais e de luta contra incêndios florestais, entre outras questões.

Esta colaboração foi anunciada nesta quarta-feira pelo conselheiro espanhol José Antonio Echávarri, que recebeu uma delegação de autoridades de Tocantins, liderada por seu secretário de Meio Ambiente, Alan Kardec Martins Barbiero, informou o governo de Estremadura em nota.

O Executivo autônomo indicou que Tocantins tem características "muito similares" a de Estremadura em relação ao tipo de superfície e climatologia, apontando que seus responsáveis estão "muito interessados" em conhecer como o estado administra vários assuntos relacionados com agricultura, pecuária e meio ambiente.

Esta delegação brasileira visita há três dias diferentes regiões de Estremadura, como o Parque Nacional de Monfragüe, o Centro de Recuperação do Lince Ibérico de Zarza de Granadilla e as instalações da Brigada de Incêndios Florestais (BRIF).

"É uma oportunidade tanto para o Estado do Tocantins como para Estremadura", assinalou o conselheiro ao término do encontro.


A partir de agora, Estremadura vai preparar e enviar a documentação necessária sobre os assuntos pelos quais se interessaram, entre eles a gestão de embriões e sêmen de gado retinto, para introduzi-la no país, indicou Echávarri.

O titular de Agricultura manifestou que existe a possibilidade de que, entre setembro e outubro, uma delegação venha de Estremadura para visitar Tocantins.

O secretário de Meio Ambiente do Tocantins, por sua vez, se mostrou "muito contente" por esta colaboração, segundo o governo estremenho, e destacou as possibilidades de comércio, de mercado e de aspectos científicos que se abrem entre ambas as partes.

O político brasileiro manifestou o interesse de sua região pela gestão meio ambiental, de cooperativas e de gado retinto que se faz- em Estremadura e lembrou que algumas destas questões já são trabalhadas em território brasileiro graças à empresa pública espanhola Tragsa.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioAgropecuáriaEspanhaEuropaMeio ambientePiigsTocantinsTrigo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas