Brasil

Teste no sistema provoca falha e faz MEC divulgar notas do Enem antes do previsto

No dia 17 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 11h01.

Última atualização em 13 de janeiro de 2025 às 11h37.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou antecipadamente as notas oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta segunda-feira. A falha ocorreu durante teste do sistema para a divulgação oficial, programada para às 10h, durante fala do ministro da Educação, Camilo Santana. Os resultados divulgados não continham erro.

Com os resultados do Enem os estudantes podem concorrer a uma vaga na universidade federal pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que já abre inscrições na próxima sexta-feira, 17.

Como ver a minha nota do Enem?

Para visualizar as notas, o MEC explica que é necessário acessar a "Página do Participante" com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la: Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Inscrições do Sisu abrem na sequência

Ainda segundo o MEC, no dia 17 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo máximo para as inscrições é até o dia 21 de janeiro e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Enem 2024

O Enem 2024 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e mais de três milhões de pessoas realizaram o exame. A prova avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Acompanhe tudo sobre:EnemMEC – Ministério da EducaçãoCamilo SantanaEducação

Mais de Brasil

Movimentos de Bolsonaro contra denúncia da PGR podem congestionar definição da direita para 2026

DER não recomendava estrada escolhida por motorista do acidente entre ônibus e caminhão em SP

Como consultar nome sujo no SPC e Serasa? Veja tutorial

Perfil de Moraes no X, rede social de Elon Musk, fica indisponível