Brasil

Teste no sistema provoca falha e faz MEC divulgar notas do Enem antes do previsto

No dia 17 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 11h01.

Última atualização em 13 de janeiro de 2025 às 11h37.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou antecipadamente as notas oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta segunda-feira. A falha ocorreu durante teste do sistema para a divulgação oficial, programada para às 10h, durante fala do ministro da Educação, Camilo Santana. Os resultados divulgados não continham erro.

Com os resultados do Enem os estudantes podem concorrer a uma vaga na universidade federal pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que já abre inscrições na próxima sexta-feira, 17.

Como ver a minha nota do Enem?

Para visualizar as notas, o MEC explica que é necessário acessar a "Página do Participante" com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la: Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Inscrições do Sisu abrem na sequência

Ainda segundo o MEC, no dia 17 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo máximo para as inscrições é até o dia 21 de janeiro e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Enem 2024

O Enem 2024 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e mais de três milhões de pessoas realizaram o exame. A prova avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Acompanhe tudo sobre:EnemMEC – Ministério da EducaçãoCamilo SantanaEducação

Mais de Brasil

Crise do metanol: 52% dos bares de SP tiveram queda nas vendas, diz associação

Haddad diz que tem acordo com Congresso para votar MP 1303; arrecadação terá perda de R$ 3 bi

Comissão mista aprova MP com alternativas ao aumento do IOF

Belo Horizonte registra o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol