Brasil

Teste com Enem online está descartado para este ano

Teste da versão digital do exame não será feito este ano; no entanto, especialistas dizem que substituição da prova impressa é tendência para o Enem


	Estudante durante o Enem: substituição da prova impressa é tendência para o exame, dizem especialistas
 (Marcello Casal/Agência Brasil)

Estudante durante o Enem: substituição da prova impressa é tendência para o exame, dizem especialistas (Marcello Casal/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2015 às 10h25.

Brasília - O teste da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será feito neste ano. O edital previa a convocação de candidatos treineiros - do 1º e do 2º ano do ensino médio - para fazer a avaliação no modo online ainda em 2015, mas a proposta não foi adiante. A substituição da prova impressa, para especialistas, é uma tendência para o Enem, o mais importante vestibular do País.

O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, confirmou que não haverá o teste, mas não detalhou se a inovação é planejada para 2016. Debate antigo no MEC, a ideia do Enem online foi retomada em janeiro pelo então ministro Cid Gomes, que durou menos de três meses no cargo. Depois disso, a pasta já foi comandada por Luiz Cláudio Costa, Renato Janine Ribeiro e, agora, Aloizio Mercadante.

No começo do ano, Gomes cogitava aplicar o Enem digital para todos os candidatos já em 2015. A hipótese, porém, foi descartada e o edital fixou a possibilidade de experimentar a versão online com os treineiros. Em março, a pasta chegou a abrir uma consulta pública para reunir sugestões sobre o Enem online, que recebeu 36,5 mil sugestões. Depois disso, não divulgou o andamento dos estudos.

Um exame digital não precisaria ser realizado em um fim de semana. Em salas credenciadas pelo MEC, cada candidato poderia fazer uma prova diferente: são dadas perguntas mais difíceis até que ele erre e fique definido o patamar de conhecimento. Esse modelo, dizem especialistas, é até mais preciso para medir proficiência. Para o Enem online, o MEC também já admitiu que é necessário aumentar seu banco de questões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnemEnsino médioMEC – Ministério da EducaçãoVestibulares

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026