Brasil

Terremoto de mais de 4 graus de magnitude atinge a Bahia

Foram registrados dois tremores de terra com 4.2 e 3.7 graus na escala Richter, respectivamente, nas regiões de Amargosa e São Miguel das Matas

Salvador também sentiu o tremor de terra (Bruna Prado/Getty Images)

Salvador também sentiu o tremor de terra (Bruna Prado/Getty Images)

Janaína Ribeiro

Janaína Ribeiro

Publicado em 30 de agosto de 2020 às 14h52.

Última atualização em 31 de agosto de 2020 às 09h46.

A manhã deste domingo, 30, foi atípica nas cidades de Amargosa e São Miguel das Matas, na Bahia. Foram registrados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), dois tremores de terra com 4.2 e 3.7 graus na escala Richter, respectivamente. O centro de pesquisa geológica dos Estados Unidos (USGS) também registrou o terremoto, porém o cálculo foi maior, em 4,6 graus de magnitude. Os tremores foram sentidos nas cidades e em Salvador.

Não há registro de feridos, até o momento. A empresa de meteorologia Met Sul postou um vídeo nas redes sociais do momento do tremor dentro de um supermercado, em uma das regiões atingidas.

O primeiro tremor foi registrado às 7h45 deste domingo, com uma duração de 20 segundos.  Já o segundo foi por volta das 8h20.

Outros tremores

Nos últimos dias diversos tremores de terra foram registrados em municípios da Região Nordeste, de acordo com o Laboratório de Sismologia (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ontem (29), por volta das 5h23 foi registrado um tremor de terra, de magnitude preliminar 2.2 mR, na região de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte. Na semana passada, no dia 17, outro tremor, de magnitude preliminar 1.8 mR, também foi registrado na região.

Na quinta-feira (27), o Labsis registrou quatro tremores de terra na região do município pernambucano de Caruaru. Os primeiros eventos, que ocorreram pela madrugada, tiveram suas magnitudes preliminares calculadas em 1.9 (às 3h01) e 1.8 (3h19).

“Ainda pela manhã, mais precisamente às 7h52, outro tremor foi registrado pela rede, desta vez de magnitude preliminar 1.7. Mais tarde, às 20h11, a terra tremeu pela quarta vez no município pernambucano e sua magnitude preliminar foi calculada em 1.8”, informou o Labsis.

Nas primeiras horas da quarta-feira (26), um tremor de magnitude preliminar 1.6 mR foi registrado, na região da Serra da Meruoca. Depois, por volta das 11h47, a terra voltou a tremer na mesma região.

“Às 14h47 UTC (horário local), as estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico registraram mais um tremor na região do município cearense de Tejuçuoca, desta vez a magnitude preliminar foi calculada em 1.7 mR”, informou o Labsis.

Com Agência Brasil

Acompanhe tudo sobre:BahiaBrasilTerremotosUSP

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia