Brasil

Terceirização promove precarização do trabalho

Estudo mostra que, além de receberem salários menores, terceirizados não têm acesso aos benefícios conquistados por convenção coletiva

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 19h58.

A terceirização de mão-de-obra está provocando a deteriorização das relações de trabalho. Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo economista e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Sindicais e de Economia do Trabalho, Marcio Pochmann, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Ministério do Trabalho.

De acordo com o levantamento, os trabalhadores sem vínculo empregatício com a empresa recebem, em média, remunerações um terço menores que a dos assalariados no exercício das mesmas atividades, ainda que tenham a mesma escolaridade e faixa etária.

Pochmann verificou também que os terceirizados não têm acesso às garantias e direitos trabalhistas conquistados por meio de negociação coletiva, como redução de jornada, reajustes salariais e ganhos de produtividade. "Em grande parte das vezes, os trabalhadores terceirizados dispõem apenas do que a legislação lhes assegura", afirma.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Brasil espera número recorde de voos da Espanha, que já responde por 13% do volume europeu

Gestão Pochmann quer que sindicato de servidores do Instituto não use mais sigla IBGE no nome

AGU recorre de decisão do TCU que bloqueia verbas do programa Pé de Meia

Investigada no caso Deolane, Esportes da Sorte é autorizada a operar apostas no Brasil