Brasil

"Teori não era apenas um colega, era um amigo", diz Gilmar Mendes

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma nota de pesar afirmando que a morte do ministro Teori Zavascki abre uma "lacuna irreparável no Judiciário"

Gilmar Mendes: "Ele não era apenas um colega. Eu era amigo dele. Muito, muito. Não tenho condições de falar"

Gilmar Mendes: "Ele não era apenas um colega. Eu era amigo dele. Muito, muito. Não tenho condições de falar"

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 20h19.

Brasília - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de férias em Lisboa, disse que não tem "a menor condição de falar" sobre a morte de Teori Zavascki.

"Ele não era apenas um colega. Eu era amigo dele. Muito, muito. Não tenho condições de falar", disse o ministro ao Broadcast, tentando conter o choro. Gilmar Mendes confirmou que voltará na sexta-feira, 20, ao Brasil.

Além do STF, Teori fazia parte do quadro do TSE na condição de juiz substituto. Ele estava no segundo biênio no Tribunal Superior Eleitoral.

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma nota de pesar afirmando que a morte do ministro Teori Zavascki abre uma "lacuna irreparável no Judiciário nacional".

No texto, a instituição afirma que todos os ministros e servidores do TSE estão "profundamente abalados" com a notícia do falecimento de Teor e se solidarizam com os seus familiares.

Na nota, a assessoria do TSE destaca que Teori exercia o cargo de ministro substituto no tribunal desde março de 2014.

"A experiência e excepcional capacidade como magistrado, a seriedade e a cordialidade no convívio eram suas principais características, sumamente reconhecidas por todo o meio jurídico e acadêmico", diz.

O texto afirma ainda que Teori "sempre contribuiu, com atuação discreta e efetiva, para o engrandecimento da instituição".

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoSupremo Tribunal Federal (STF)Teori ZavasckiTSE

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas