Brasil

Temporal no RS: Porto Alegre tem caos com alagamentos, granizo e queda de árvores

As chuvas que atingiram o estado na última terça-feira, 16, deixaram várias cidades gaúchas com árvores derrubadas e sem luz; Climatempo registrou ventos de até 107 km/h

O temporal teve ainda ventos fortes e queda de granizo (Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação)

O temporal teve ainda ventos fortes e queda de granizo (Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 07h28.

A Defesa Civil faz um levantamento dos estragos causados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça-feira. A forte chuva provocou quedas de árvores, alagamentos e falta de luz em diversas regiões. Uma pessoa morreu e dez ficaram feridos em Cachoeirinha.

Veja a previsão do tempo para Porto Alegre nesta semana

O temporal teve ainda ventos fortes e queda de granizo. Em Porto Alegre, de acordo com as medições do Aeroporto Salgado Filho e da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico, foram registradas rajadas de 89 km/h.

Em Canoas, na base aérea, o vento chegou a 107 km/h. Segundo a instituição, 1h de chuva atingiu metade da média histórica de precipitação de janeiro inteiro na cidade, que é de 120,7 mm. Mais de 1,3 milhão de moradores ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul.

Danos em hospitais causados pelo temporal

A Secretaria Municipal de Saúde informou que cerca de 12 unidades, dentre hospitais, unidades de pronto atendimento e institutos médicos, foram atingidos pelas chuvas desta madrugada. Na capital, um dos mais afetados foi o Hospital São Lucas da PUC, onde três andares tiveram o telhado arrancado e o teto de dois leitos de UTI desabaram, fazendo com que os pacientes de enfermaria fossem remanejados.

A emergência e o Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital também sofreram com alagamentos e 10 leitos do Sistema Único de Saúde estão temporariamente inutilizados. Segundo a secretaria, cirurgias devem ser restringidas ou suspensas nos próximos dias até o reestabelecimento do local.

O governador do estado, Eduardo Leite, publicou alerta nas redes sociais, orientando que a população não fique em área de risco.

'Grande perigo'

Com extremos climáticos e fortes chuvas em quase todo o país neste início de ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quarta-feira. O aviso indica grande perigo e vai até o fim do dia.

O Inmet emitiu um aviso de grande perigo nas regiões em vermelho. O alerta indica chuva superior maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. O instituto prevê grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Acompanhe tudo sobre:ClimaPorto AlegreChuvas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP