Urubici: temporal causou danos na cidade da serra catarinense (Defesa Civil de SC/Divulgação)
Publicado em 19 de agosto de 2023 às 17h23.
Temporais causaram estragos em cidades do Paraná e de Santa Catarina entre a tarde de sexta-feira e a madrugada deste sábado, 19. No município de Urubici, na serra catarinense, o temporal destruiu o parque de exposições e a cobertura de um campo de futebol. Houve quedas de postes e árvores e casas destelhadas, mas ninguém ficou ferido, segundo informou o G1.
Um trecho da SC-112, na mesma região, foi interditado por algumas horas devido à queda de uma árvore.
No Paraná o temporal e causou curto-circuito em postes de Tapejara, no noroeste do Estado. Diversas casas ficaram destelhadas e 248 mil domicílios ficaram sem luz no estado. Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as rajadas de vento chegaram a 60 km/h.
Os municípios mais atingidos foram Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Jussara, Rondon, Tapejara, Terra Boa e Ponta Grossa
Segundo a Climatempo, a frente fria que se formou no Sul do Brasil e no Paraguai na sexta-feira espalhou nuvens muito carregadas sobre os três estados do Sul do Brasil, provocando fortes pancadas de chuva, ventania e queda de granizo. O ciclone extratropical que se organizava entre o litoral do Uruguai e da Argentina colaborou para aumentar a frequência de ventos moderados a fortes. Em Santa Catarina e no Paraná algumas rajadas superaram um pouco os 80 km/h.
A empresa de meteorologia informa que o ciclone extratropical deve permanecer próximo ao litoral do Uruguai e de Buenos Aires durante todo o fim de semana. Só na segunda-feira deve se afastar para alto-mar.
A previsão é que a região Sul continue com nuvens carregadas e ventos com rajadas de até 70 km/h inclusive neste domingo.
Um ciclone extratropical formado na costa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, deve chegar ao Estado de São Paulo neste sábado 19, causando fortes rajadas de vento em diversos municípios, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A faixa leste do Estado, que inclui a capital, a região metropolitana e o litoral, deve ser a área mais atingida pelos vendavais.
Em outra parte do Estado, nas regiões de Araraquara, Bauru, Marília e Presidente Prudente, a previsão é de chuva com granizo e raios.
LEIA TAMBÉM: Ciclone deve provocar rajadas de vento em SP e Santos; previsão é de chuva intensa no interior
(Com Estadão Conteúdo)