Brasil

Temos dois projetos em disputa, diz Lula em Porto Alegre

Ex-presidente disse que está mais interessando na disputa eleitoral deste ano do que na campanha que o elegeu

Ex-presidente Lula em seminário do El País em Porto Alegre (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

Ex-presidente Lula em seminário do El País em Porto Alegre (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2014 às 22h02.

Porto Alegre - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta sexta-feira, 6, em um evento do PT na capital gaúcha, que está mais interessando na disputa eleitoral deste ano do que na campanha que o elegeu pela primeira vez à Presidência, em 2002.

"O que está em jogo não é a candidatura da Dilma ou do Tarso. Nome a gente troca a qualquer momento. O mais importante é que temos dois projetos em disputa", afirmou.

Segundo ele, enquanto o PT tem um compromisso com a inserção de 2 milhões de pessoas na economia, com a integração latino-americana e com o fortalecimento da relação com África, o outro projeto é representado por aqueles que detêm o complexo de vira-lata, que acham que tudo o que é bom vem dos Estados Unidos e da Europa. "Eles (a oposição) se perguntam como é que durante 11 anos os trabalhadores receberam aumento de salário acima da inflação e o País não quebrou", disse. "É que na universidade eles aprenderam tudo, menos a cuidar do povo pobre desse País."

Lula fez um chamamento para que a militância levante a cabeça. "Tem muita gente nossa de cabeça baixa", comentou. Lula disse que muitas pessoas não têm conhecimento das conquistas do PT e chegou a sugerir que o partido prepare uma cartilha para os jovens que vão às ruas para pedir melhorias na saúde e na educação.

Ele afirmou que o partido tem instrumentos e argumentos para reeleger a presidente Dilma Rousseff e o governador Tarso Genro. "Temos instrumentos e argumentos, coisa que eles (PSDB) não têm", disse. "A única coisa que eles falam é em inovar e em choque de gestão. E toda vez que um tucano fala em choque de gestão, já sei que o trabalhador vai entrar pelo cano, porque significa cortar emprego e salário."

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula participam em Porto Alegre de evento organizado pelo PT gaúcho para lançar a chapa com a pré-candidatura de Tarso Genro à reeleição para o governo do Estado e do ex-governador Olívio Dutra ao Senado, ao lado dos aliados PC do B, PTB, PR, PROS, PTL e PTC.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGovernoLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas