Brasil

Temer se reúne com Sarney após assumir que tentará reeleição

O presidente Michel Temer se reuniu neste sábado, 24, no Palácio do Jaburu, com o ex-presidente, que também é filiado ao MDB

Michel Temer: se o presidente não recuar, o partido avalia que Meirelles pode ser vice na chapa (Ueslei Marcelino/Reuters)

Michel Temer: se o presidente não recuar, o partido avalia que Meirelles pode ser vice na chapa (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de março de 2018 às 16h28.

Brasília - O presidente Michel Temer se reuniu neste sábado, 24, no Palácio do Jaburu, com o ex-presidente José Sarney, que também é filiado ao MDB. O encontro aconteceu um dia após publicação de entrevista de Temer à revista IstoÉ, na qual o presidente admitiu pela primeira vez publicamente que tentará reeleição neste ano. "Seria uma covardia eu não ser candidato", disse Temer.

Com a candidatura de Temer, o MDB passou a trabalhar para que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se filie à legenda e permaneça como uma espécie de "plano B" para o caso de Temer não conseguir viabilizar sua candidatura e desistir de entrar no páreo. Se o presidente não recuar, porém, o partido avalia que Meirelles pode ser vice na chapa.

Nessa sexta-feira, 23, Temer levou o ministro a tiracolo em um giro pelo Nordeste. Foram a Xique-Xique, na Bahia, a Petrolina e a Goiana, em Pernambuco. Disposto a manter Meirelles sob sua órbita, o presidente fez vários afagos ao comandante da economia durante discursos nos eventos. Os dois passaram o dia juntos cumprindo agenda oficial, mas em ritmo e estilo de campanha.

O ministro quer concorrer à Presidência, mas enfrenta dificuldades para pôr de pé seu projeto eleitoral. Filiado ao PSD, Meirelles não tem apoio de sua própria legenda e não obteve garantia de candidatura em partidos menores, como PRB, PSC e PHS. Embora o destino político de Meirelles ainda seja incerto, amigos o aconselham a correr o risco de se filiar ao MDB.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018José SarneyMichel Temer

Mais de Brasil

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo

Celular Seguro vai mandar mensagens de alerta a celulares roubados mesmo após terem chips trocados