Brasil

Temer sanciona lei que libera recursos do FGTS para socorrer santas casas

Nova lei destina recursos do Fundo para socorrer as santas casas e os hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS

Michel Temer: nova lei sancionada pelo presidente cria linha de crédito para santas casas (Valter Campanato/Agência Brasil)

Michel Temer: nova lei sancionada pelo presidente cria linha de crédito para santas casas (Valter Campanato/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 09h06.

Brasília - O presidente Michel Temer sancionou, sem vetos, a Lei 8.036/2018, que permite a criação de linha de crédito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para socorrer as santas casas e os hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto resulta da aprovação de projeto de conversão de medida provisória sobre o assunto e está publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Dentre os vários pontos, a nova lei prevê que um total de 5% do programa anual de aplicações do FGTS seja destinado a essa linha de financiamento e que a taxa de juros da linha não poderá ser maior que a cobrada na modalidade pró-cotista dos financiamentos habitacionais.

O texto também estabelece que os operadores da medida serão Banco do Brasil, Caixa e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo dados do governo, as santas casas acumulam dívidas da ordem de R$ 21 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerMinistério da SaúdeSUS

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas