Brasil

Temer, Mercadante e Berzoini discutem espaço do PMDB

Objetivo é tentar avançar nas negociações sobre os ministérios que a legenda deverá ocupar no segundo mandato de Dilma


	Aloizio Mercadante: esta será a segunda rodada de negociações sobre o assunto realizada nas últimas 48 horas
 (Elza Fiúza / Agência Brasil)

Aloizio Mercadante: esta será a segunda rodada de negociações sobre o assunto realizada nas últimas 48 horas (Elza Fiúza / Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 13h23.

Brasília - O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, deve voltar a se reunir nesta terça-feira, 16, com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, para tentar avançar nas negociações sobre os ministérios que a legenda deverá ocupar no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Esta será a segunda rodada de negociações sobre o assunto realizada nas últimas 48 horas.

Temer participou de evento sobre Reforma Política na manhã de hoje no Rio de Janeiro, mas já está em Brasília. O encontro com Mercadante e Berzoini tem sido preparado de forma secreta e não consta da agenda oficial de nenhum dos três.

O mesmo aconteceu ontem, quando, segundo pessoas próximas a Temer, ocorreu uma primeira reunião. De acordo com relatos de peemedebistas, que conversaram com o vice-presidente após a reunião de segunda-feira, o impasse está em quais ministérios a legenda deverá ocupar no novo mandato da presidente Dilma.

A demanda do partido é de pastas com "grande calibre", que tenham projetos com capilaridade em todo o País. Na mira dos peemedebistas estava o Ministério das Cidades, responsável, por exemplo, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, uma das principais vitrines do governo. O ministério é comandado atualmente pelo PP.

Nas conversas com integrantes do Palácio do Planalto, Temer teria ouvido que a pasta não estava em negociação e que dificilmente seria cedido ao PMDB.

Uma nova opção deverá ser colocada no encontro de hoje. Embora a ocupação das pastas ainda não tenha sido definida, de acordo com os peemedebistas a presidente Dilma já sinalizou que a legenda ficará com seis ministérios no novo governo.

Atualmente, o PMDB comanda os ministérios de Minas e Energia, Previdência, Agricultura, Turismo e Aviação Civil. A expectativa dentro da cúpula do partido é que os indicados sejam anunciados ainda esta semana.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto