Brasil

Temer ignora pressão de aliados e dá fôlego para Moreira Franco

Presidente decidiu esperar veredito de Celso de Mello antes de bater martelo sobre futuro de ministro

Quinta-feira não foi fácil para Moreira Franco: após AGU derrubar liminar que o afastava, outra juíza suspendeu sua nomeação como ministro (Beto Barata/Presidência/Agência Brasil)

Quinta-feira não foi fácil para Moreira Franco: após AGU derrubar liminar que o afastava, outra juíza suspendeu sua nomeação como ministro (Beto Barata/Presidência/Agência Brasil)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 20h48.

Brasília - A guerra de liminares, que está marcando a indefinição sobre a nomeação de Moreira Franco (PMDB-RJ) para Secretaria-Geral da Presidência, tem incomodado os aliados do Palácio do Planalto.

Pressionado por membros da base governista do Congresso, o presidente Michel Temer (PMDB) minimizou as críticas e optou por não tomar nenhuma atitude drástica no curto-prazo em relação a um dos principais nomes do núcleo duro do governo.

Segundo auxiliares do Palácio do Planalto, Temer tem afirmado que só baterá o martelo sobre o futuro de Moreira depois que o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), se posicionar sobre a nomeação do peemedebista como ministro.

O magistrado deve se decidir nesta sexta-feira (10) sobre dois mandados de segurança impetrados pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade para barrar a nomeação de Moreira.

Interlocutores de Temer revelaram a EXAME.com que “o presidente está ponderando entre perder apoio dentro da base governista ou demitir um dos aliados mais próximos dele”. A aliados, o presidente tem dito que seria prematuro pedir que Moreira deixasse o governo. Ele defende o amplo de direito de defesa.

“Temer tem conversado com frequência com Moreira, que deu liberdade para que o presidente tome a decisão mais adequada. Ainda assim, Moreira reforçou que pretende continuar no governo e afirmou que sua permanência não atribuirá desconfianças ao comportamento do Planalto”, disse uma fonte próxima ao núcleo duro do governo peemedebista.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerMoreira FrancoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações