Brasil

Temer está acompanhando as ações de auxílio a vítimas de acidente

Temer ainda instruiu seus ministros a organizarem os esforços necessários para o apoio aos familiares e aos brasileiros hospitalizados na Colômbia

Temer: uma equipe de profissionais especializados em resgate do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento embarcará para Medellín

Temer: uma equipe de profissionais especializados em resgate do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento embarcará para Medellín

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de novembro de 2016 às 17h38.

Brasília - O porta-voz do Planalto, Alexandre Parola, disse há pouco que o presidente Michel Temer "está acompanhando pessoalmente as providências" tomadas pelo Brasil para prestar auxílio às vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense e matou mais de 70 pessoas na madrugada desta terça-feira.

Informou ainda que "instruiu seus ministros a organizarem os esforços necessários para o apoio aos familiares e aos brasileiros hospitalizados na Colômbia".

Depois de reiterar que o presidente recebeu "com grande pesar a notícia do trágico acidente" e prestar solidariedade a todos, o porta-voz declarou que para as 17 horas desta terça estava prevista a decolagem de Brasília para Medellín em uma aeronave - um C99 da Força Aérea Brasileira, levando o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e funcionários do município, além de especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que auxiliarão as autoridades colombianas na investigação do acidente.

Este avião C-99 saiu de Guarulhos (SP) e está fazendo escala em Brasília para incluir na comitiva também funcionários do Ministério das Relações Exteriores que reforçarão a equipe da Embaixada brasileira na Colômbia que já foi deslocada a Medellín, além de membros da Polícia Federal, funcionários dos Ministérios da Saúde e do Esporte.

Representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e funcionários das redes de televisão Globo e Fox, que auxiliarão as autoridades no reconhecimento e liberação das vítimas, também embarcarão na aeronave da FAB.

O avião deverá pousar em Medellín por vota da 1h30 da madrugada no horário local.

Alexandre Parola salientou ainda que duas outras aeronaves (um C-130 Hércules e um C-105) da FAB estão de prontidão para auxiliar no resgate e traslado dos brasileiros vítimas do acidente.

Uma equipe de profissionais especializados em resgate do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento também embarcará para Medellín.

Na manhã desta quarta-feira, conforme lembrou o porta-voz, Temer conversou por telefone com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e transmitiu a todos os brasileiros e familiares das vítimas seu pesar.

"Em gesto de grande amizade, o presidente Santos ofereceu ao Brasil o apoio pleno do governo colombiano em todas as providências que se fizessem necessárias", comentou o porta-voz, acrescentando que "o governo da Colômbia já deslocou para Medellín uma equipe de especialistas para ajudar na identificação dos corpos".

Informou também que a prefeitura de Medellín colocou à disposição do governo brasileiro um espaço no aeroporto da cidade onde está sendo montado um escritório de apoio aos familiares.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoChapecoenseMichel Temer

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas