Brasil

Temer diz que volta de Lobão ao Senado depende do PMDB

Temer disse que a decisão sobre a sucessão no Senado caberá ao PMDB, mas que Lobão é um bom nome para a função

Mais cedo, no Rio de Janeiro, Lobão disse que a presidenta Dilma Rousseff o quer de volta ao Senado (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Mais cedo, no Rio de Janeiro, Lobão disse que a presidenta Dilma Rousseff o quer de volta ao Senado (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 15h21.

Brasília - O vice-presidente em exercício da Presidência da República, Michel Temer, comentou hoje (19) as declarações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que pode voltar ao Senado e assumir a presidência da Casa. Temer disse que a decisão sobre a sucessão no Senado caberá ao PMDB, mas que Lobão é um bom nome para a função.

“O Lobão é uma grande ministro e uma grande figura do Senado, acho que é habilitado para qualquer função. Se for para o Senado, para a presidência, tenho certeza que com as qualificações políticas e administrativas que ele tem, fará um belo papel. Mas isso vai depender muito do PMDB, das reuniões do PMDB, do que é que o PMDB vai acertar em torno disso”, disse Temer, antes de participar da abertura do 26° Congresso da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Mais cedo, no Rio de Janeiro, Lobão disse que a presidenta Dilma Rousseff o quer de volta ao Senado, mas que a sua vontade é permanecer no comando do ministério.

Ao responder se prevalecerá a vontade do ministro ou da presidenta, Temer disse que a solução será negociada. “As pessoas conversam entre si e se entendem. Tudo depende muito de conversa. Em um sistema como o nosso, em que há uma harmonia muito grande entre o Executivo e o Legislativo, é natural que a presidenta possa dar a sua opinião”.

Ministro desde 2008, na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, Lobão é senador pelo PMDB. O atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), encerra seu mandato em fevereiro de 2013. Caberá ao PMDB, maior bancada na Casa, escolher o sucessor de Sarney que, em diversos pronunciamentos, já disse que este será seu último mandato.

Acompanhe tudo sobre:CongressoMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações