Brasil

Temer diz que é importante rememorar fatos da história brasileira

Durante a abertura de uma exposição de documentos históricos, o presidente disse que a história sempre nos revela uma tentativa de aliança e união

Michel Temer: o presidente afirmou que é preciso recorrer ao passado para buscar soluções dos problemas atuais (Agência Brasil/Agência Brasil)

Michel Temer: o presidente afirmou que é preciso recorrer ao passado para buscar soluções dos problemas atuais (Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de maio de 2017 às 19h34.

Última atualização em 10 de maio de 2017 às 21h31.

Brasília - O presidente Michel Temer aproveitou a abertura de uma exposição de documentos históricos, na tarde desta quarta-feira, 10, para pedir mais entendimento.

"É importante rememorar os fatos da história brasileira, porque eles nos mobilizam", disse.

"Estamos nos pautando pelo passado, desde os primeiros instantes se buscou o progresso e o desenvolvimento e, mais ainda, uma pacificação e uma cordialidade extraordinária entre todos os brasileiros", completou.

"Sem embargo de uma ou outra divergência, a história brasileira sempre nos revela essa tentativa de aliança e união, uma solidariedade e uma fraternidade."

O rápido discurso de Temer foi feito numa solenidade no Palácio do Planalto no mesmo momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestava depoimento à Justiça, em Curitiba.

Ao lado de Temer estavam os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretária Geral da Presidência), citados, como Lula, nas delações prestadas à Operação Lava Jato.

Temer relatou que, após "verificar" e "cinematografar" os documentos expostos no Salão Oeste do Planalto, sentiu como se estivesse, na verdade, ao lado de figuras históricas como a princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea, um dos papéis à disposição do público.

Temer afirmou que é preciso recorrer ao passado para buscar soluções dos problemas atuais e estimou melhoria especialmente na área econômica.

"A economia do Brasil deve crescer, prosperar, com o apoio dos brasileiros", disse.

O presidente ignorou os capítulos da história brasileira que mostram que a "pacificação" do país não ocorreu, geralmente, por meio de tratados e assinaturas de documentos, mas durante processos de batalhas e repressões de tropas oficiais nos tempos da Colônia e do Império.

Acompanhe tudo sobre:Governo TemerHistóriaMichel Temer

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP