Brasil

Tebet e Marcio Pochmann têm primeira reunião após indicação do economista ao IBGE

Ministra e economista debateram sobre acelerada mudança demográfica brasileira, apontada pelo último Censo

Tebet: ministra conversou com Pochmann pela primeira vez desde a sua indicação ao IBGE (EVARISTO SA/AFP/Getty Images)

Tebet: ministra conversou com Pochmann pela primeira vez desde a sua indicação ao IBGE (EVARISTO SA/AFP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 31 de julho de 2023 às 18h05.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o economista Marcio Pochmann, indicado para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 31, em São Paulo. Foi a primeira reunião dos dois desde a indicação dele ao IBGE.

De acordo com a assessoria de Tebet, os dois debateram preocupações comuns "sobre a acelerada mudança demográfica brasileira revelada pelo Censo 2022 e os desafios que ela impõe para o futuro do Brasil".

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

"Também discutiram uma agenda inicial de trabalho para o IBGE, que passa pela escuta dos funcionários do órgão", acrescenta a assessoria.

A data da posse de Pochmann será marcada para depois da divulgação do censo indígena, que ocorre dia 7 de agosto, em Belém.

O IBGE é vinculado ao Ministério do Planejamento, mas a escolha de Pochmann foi feita diretamente por Lula. Ao comentar o assunto, ela disse que vai acatar qualquer decisão do presidente Lula.

— Quero deixar muito claro que já havia um consenso dentro do meu ministério e dentro do Palácio de que nós faríamos, no momento oportuno, a troca do presidente do IBGE. Também fui avisada, já não é de agora, de alguns dias, que o Presidente da República teria um nome, e gostaria de fazer uma escolha pessoal em relação à presidência do IBGE. Naquele momento, não perguntei por nomes e muito menos o faria, porque acho mais do que justo esse pedido. Nada mais justo, óbvio, de atender o presidente Lula, independente do nome que ele apresentaria, que ele ainda não havia me apresentado — disse a ministra na quarta-feira, 26.

O IBGE é uma das principais fontes de estatísticas oficiais do Brasil, como indicadores econômicos, demográficos e sociais, que servem de base para a elaboração de políticas públicas. O instituto é responsável, por exemplo, pelo Censo Demográfico.

Quem é Marcio Pochmann?

Pochmann é formado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em 1993, tornou-se doutor pela Unicamp. Em 2000, conquistou título de livre docente e, em 2014, assumiu uma vaga de professor titular, sempre na mesma universidade. O economista, de 61 anos, se aposentou na Unicamp em 2020, mas seguiu como professor colaborador.
Na política, Pochmann já foi candidato a prefeito de Campinas (SP), pelo PT.
Acompanhe tudo sobre:Simone-TebetIBGELuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP