Brasil

TCU marca julgamento das contas do governo para quarta

A sessão extraordinária será às 17h, o tribunal emitirá um parecer técnico e enviará para avaliação do Congresso Nacional


	Dilma Rousseff: Nardes pediu ao presidente do tribunal, Aroldo Cedraz, para marcar a sessão de apreciação das contas “o mais rápido possível”, uma vez que estava concluindo seu voto
 (Mike Segar/Reuters)

Dilma Rousseff: Nardes pediu ao presidente do tribunal, Aroldo Cedraz, para marcar a sessão de apreciação das contas “o mais rápido possível”, uma vez que estava concluindo seu voto (Mike Segar/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 17h26.

A sessão do Tribunal de Contas da União (TCU) que analisará as contas de 2014 do governo da presidenta Dilma Rousseff está marcada para a próxima quarta-feira, dia 7 de outubro.

A sessão extraordinária será às 17h. O tribunal emitirá um parecer técnico e enviará para avaliação do Congresso Nacional.

O relator do processo é o ministro Augusto Nardes. Ele encaminhou seu voto aos outros ministros. A assessoria do TCU não confirmou se o voto de Nardes é pela rejeição das contas. Procurada, a assessoria do ministro disse que ele não comentará o assunto.

Na última quarta-feira (30), Nardes pediu ao presidente do tribunal, Aroldo Cedraz, para marcar a sessão de apreciação das contas “o mais rápido possível”, uma vez que estava concluindo seu voto.

A análise do TCU será sobre duas questões. Uma delas é o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil referentes a despesas com programas sociais do governo, o que configuraria operação de crédito.

O outro ponto, questionado pelo Ministério Público, trata de cinco decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta Dilma Rousseff sem autorização do Congresso Nacional.

O parecer do tribunal avalia os orçamentos e a atuação do governo. Um relatório é elaborado por vários órgãos e consolidado pela Controladoria-Geral da União, assim como um Balanço Geral da União, preparado pela Secretaria do Tesouro Nacional. A análise das contas é feita com base nesses documentos.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGovernoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresTCU

Mais de Brasil

Escolas cívico-militares: entenda os próximos passos do programa em São Paulo

Como obter aposentadoria por invalidez pelo INSS?

As estratégias do governo do RS para a reconstrução do estado devastado pelas enchentes

Como tirar a 2ª via do passaporte? Veja passo a passo