Brasil

TCU libera temporariamente programa de reforma agrária

A medida atende a uma solicitação do Incra, que apresentou um plano de providências ao Tribunal para sanar as irregularidades apontadas


	Ocupação no Incra por reforma agrária: a medida atende a uma solicitação do Incra, que apresentou um plano de providências ao Tribunal para sanar as irregularidades apontadas
 (Daniel Isaia/Agência Brasil)

Ocupação no Incra por reforma agrária: a medida atende a uma solicitação do Incra, que apresentou um plano de providências ao Tribunal para sanar as irregularidades apontadas (Daniel Isaia/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2016 às 18h07.

O Tribunal de Contas da União (<a href="https://exame.com.br/topicos/tcu"><strong>TCU</strong></a>) suspendeu temporariamente parte da medida cautelar que havia paralisado o Programa Nacional de <a href="https://exame.com.br/topicos/reformas"><strong>Reforma Agrária</strong></a> no país. </p>

A medida atende a uma solicitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que apresentou um plano de providências ao Tribunal para sanar as irregularidades apontadas.

Em abril, o TCU mandou paralisar a seleção e assentamento de novos beneficiários da reforma agrária por causa de suspeita de irregularidades na concessão de benefícios a 578 mil cadastrados no programa.

Ao liberar temporariamente parte do programa, o TCU entendeu que grande parte dos beneficiários identificados com suspeita de fraude foram classificados dessa forma principalmente por falhas nos cadastros e banco de dados do Incra e não necessariamente por ação do agricultor.

O Tribunal determinou que seja exigida do agricultor familiar a documentação necessária para comprovação da regularidade com o Programa Nacional de Reforma Agrária para o acesso a benefícios como crédito rural e assistência técnica.

O Tribunal também solicitou que o Incra encaminhe um relatório mensal atualizado das providências adotadas e resultados alcançados durante a vigência da suspensão da medida cautelar.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturareformasTCUTrigo

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto