Brasil

TCU fará horas extras para analisar concessões

O TCU autorizou o pagamento de horas extras aos técnicos para apressar a análise das informações das concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 08h16.

Brasília - O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, autorizou o pagamento de horas extras aos técnicos para apressar a etapa de análise das informações econômico-financeiras das concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. As equipes estão convocadas a trabalhar aos sábados e domingos.

Mesmo que o tribunal se atenha ao prazo mínimo de 30 dias, será impossível, porém, cumprir o cronograma original do governo, de leiloar os aeroportos em 22 de dezembro. Trata-se de uma impossibilidade matemática: restam 70 dias para a data prevista, e as etapas obrigatórias consumirão pelo menos 75 dias. "Essas questões matemáticas devem ser resolvidas pelo governo", disse Zymler. O TCU poderá alterar os parâmetros básicos da privatização dos três aeroportos, como o valor do lance mínimo dos aeroportos, por exemplo.

Na primeira privatização de aeroportos realizada no país, o tribunal aumentou o valor do lance mínimo em mais de 1.000%. E a disputa pelo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, no rio Grande do Norte, elevou ainda mais o preço final do negócio. Depois de analisados pelos técnicos, os parâmetros da privatização irão a voto no plenário do TCU. O tribunal pode determinar ou sugerir alterações. O edital terá de ser publicado 45 dias antes da realização do leilão.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosInfraestruturaLeilõesSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Dino mantém suspensão de emendas e critica falta de informações do Congresso ao STF

Tarcísio reúne 35 prefeitos da região metropolitana para reforçar campanha de Nunes no 2º turno

Não se mexe em instituições que estão funcionando, diz Barroso após pauta anti-STF avançar na Câmara

Fuad Noman tem 48% e Bruno Engler, 41%, no segundo turno em BH, diz Datafolha