Brasil

TCU começa discussão de processo sobre prazo de mandato de Baigorri, presidente da Anatel

A decisão pode ainda ter repercussão sobre o tempo de permanência de diretores de outras agências reguladoras nos colegiados

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de agosto de 2023 às 16h14.

Última atualização em 16 de agosto de 2023 às 16h27.

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou no período da tarde desta quarta-feira, 16, o julgamento que pode resultar na redução do mandato do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri. A tendência é que o plenário siga o entendimento da área técnica, que recomendou antecipar o fim do mandato.

A decisão pode ainda ter repercussão sobre o tempo de permanência de diretores de outras agências reguladoras nos colegiados.

A Nova Lei das Agências Reguladoras, de 2019, determina que os mandatos dos diretores de agências terão duração de cinco anos, sem direito à recondução. Contudo, a legislação não traz detalhamento sobre como deve ser a contagem do tempo quando um diretor que já integra o colegiado é nomeado para presidi-la.

Quem é Carlos Baigorri?

Baigorri já era conselheiro da Anatel quando assumiu o comando do órgão, em abril do ano passado. Contudo, a duração de seu mandato como presidente da agência reguladora ficou condicionada à decisão do TCU.

A área técnica do órgão fiscalizador recomendou que o fim do mandato deve ser fixado em novembro de 2024, data em que se encerraria seu mandato anterior como conselheiro, e não em novembro de 2026.

Acompanhe tudo sobre:TCUAnatel

Mais de Brasil

'Não podemos aceitar que o crime continue destruindo famílias', diz Lula após operação no Rio

Boulos toma posse como ministro da Secretaria-Geral do governo Lula

Castro anuncia parceria com governo Lula contra o crime organizado no Rio

Câmara de SP aprova aumento do IPTU de 2026, com limite máximo de 10%