Táxi (Wilsom Dias/Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2014 às 12h58.
São Paulo - Os 440 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em São Paulo serão liberadas para o uso de táxis com passageiros em qualquer horário, a partir deste sábado.
O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Fernando Haddad (PT), em coletiva que contou com a presença de vários representantes da categoria.
A medida representa um recuo em relação à regra publicada em abril deste ano, que proibia a circulação dos táxis nas vias exclusivas, sendo liberada a utilização apenas em determinados dias e horários.
"Não se faz nada à revelia, tudo é resolvido com estudo nessa questão das faixas", disse hoje o secretário de Transportes Jilmar Tatto, ao justificar a suspensão da proibição.
"Se a gente souber usar as faixas [com táxis], como está usando com os ônibus, vai melhorar pra todo mundo, e em paz", disse ainda o prefeito.
Quando foi implantada, a restrição buscava aumentar a velocidade dos ônibus nos corredores, que são a principal bandeira da administração de Haddad para priorizar o transporte público coletivo na cidade.
A prioibição, no entanto, provocou a insatisfação de muitos motoristas, que se sentiram prejudicados.
A nova portaria com a revisão deve ser publicada no sábado no Diário Oficial do Município.
"Ninguém ė inimigo do carro, e sim do uso irracional do carro no espaço público." (@Haddad_Fernando) pic.twitter.com/XTEdqbeBab
— Prefeitura SP (@prefsp) 12 setembro 2014